
Algumas paradas para reflexão foram realizadas
Fiéis católicos da cidade de Penedo juntos ao bispo diocesano Dom Valério Breda, acompanharam nesta quinta-feira, 23 a procissão de Corpus Christi, que no período da tarde tomou as ruas da cidade em sinal de fé e aceitação da presença de Deus na hóstia sagrada. Nas igrejas do centro histórico a movimentação começou cedo e pelas ruas as pessoas preparavam a passagem do cortejo, enfeitando os locais com tapetes produzidos a partir de tintas, serragem e folhas de árvores.
A celebração em que solenemente a Igreja Católica comemora a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia caiu em 2011 no dia da véspera de São João e agitou os fiéis católicos que no período vespertino dedicaram parte do tempo para a demonstração da fé. “Há anos participo desta manifestação para agradecer a Deus pelas graças que tanto recebo em minha vida”, declarou dona Maria José da Conceição.
Corpus Christi
A celebração da data teve início em 1193, por iniciativa da religiosa belga Juliana de Cornellon, que disse ter visto a Virgem Maria pedindo para que ela realizasse uma grande festa com o intuito de honrar o corpo de Jesus na Eucaristia. Anos mais tarde, em 1264, o papa Urbano IV consagrou a festa (que já acontecia) à Igreja Universal. Através da publicação da bula Transituru do Mundo, Urbano IV decretou a celebração como sendo oficial, e com a tríplice finalidade: honrar Jesus Cristo, pedir perdão a Jesus pelo que foi feito a ele e protestar contra aqueles que negavam a presença de Deus na hóstia sagrada.