“Nunca imaginei que poderia aprender tanto em apenas dois dias de evento”. Para o jovem artista e empresário Hermanhy Freitas, as negociações que fez durante o 4º Encontro Internacional de Negócios (Enin), evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), foram muito proveitosas.
Freitas foi um dos expositores de maior destaque durante o evento que aconteceu no último mês de maio. Todos que passavam por sua vitrine ficavam encantados com a qualidade de seu produto feito de forma totalmente artesanal. Segundo o rapaz, que confecciona caixas utilizando folhas finas de madeira, é um trabalho minucioso.
“Olhando de perto, as pessoas acham que é apenas pintura em madeira quando, na verdade, eu desenho em recortes de madeira cada detalhe”, conta. Ele disse, ainda, que ficou muito satisfeito com o Enin, pois teve a oportunidade de fazer contatos com possíveis compradores, de ver como seu trabalho era avaliado pelos negociadores. Freitas fechou negócio com uma empresa de Minas Gerais.
Cláudia Sarmento, diretora executiva da Veneta Design – marca associada à empresa Chroma – desenvolve objetos de decoração em acrílico. Reconhecida por vencer por três vezes consecutivas prêmios como o House & Gift de Design, ela esteve presente no Enin, edição de 2013 e reconheceu o potencial do evento. “O Enin aproxima a gente. Faz com que acreditemos em nosso potencial como exportador”, elogia. Cláudia também conseguiu ótimos contatos e foi convidada para expor suas peças em um museu na cidade de Nova York.
A designer de joias Solange Arruda ressaltou a importância do Centro Internacional de Negócios (CIN) na preparação dos micro e pequenos empresários participantes do Encontro Internacional de Negócios. “Evento muito bem organizado, com concorrência nivelada”. Solange também fechou negócios com empresas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
O Enin é uma realização da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (RedeCIN), CNI e Fiea, por meio do CIN/AL, com apoio do Governo de Alagoas, Sebrae, Apex Brasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Banco do Nordeste e Federações das Indústrias de Sergipe (Fies) e Pernambuco (Fiepe).