×

Negócios/Economia

FGV: Preços ao consumidor aumentam em seis capitais pesquisadas

Das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), apenas Salvador apresentou desaceleração em sua taxa de variação do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) na primeira prévia de julho, contra a leitura imediatamente anterior de junho. A capital da Bahia caiu de 0,26% na semana anterior para 0,10% na quadrissemana encerrada em 7 de julho, conforme os dados divulgados hoje (9).

A cidade de Belo Horizonte registrou aceleração do IPC-S e variou de 0,15% para 0,21% de uma semana para a outra. Brasília variou de 0,24% para 0,26% entre a prévia passada e a divulgada hoje. Porto Alegre variou de -0,19% para -0,07%, o Rio de Janeiro de -0,09% para -0,03% e São Paulo de -0,48% para -0,24%.

O IPC-S da primeira semana de julho apresentou deflação de 0,08%, mas teve leve aceleração, de 0,13 ponto percentual, em relação à ultima apuração, após três semanas de queda consecutiva. A taxa foi divulgada ontem (8) pela FGV.

Os grupos que mais contribuíram para a elevação foram alimentação, transportes, e saúde e cuidados pessoais.