×

Alagoas

Fetag-AL participa de palestra do Conselho Nacional de Segurança Alimentar

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag-AL) participou, nos dias 29 e 30 de agosto, em Recife, de uma série de discussões promovidas pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). O evento contou com a participação de representantes da sociedade civil de Alagoas e do país nos debates sobre a aplicação de políticas públicas voltadas para a alimentação.

A reunião teve o objetivo de apresentar a organização atual dos conselhos nos Estados e analisar a aplicação dos recursos destinados a projetos de segurança alimentar. Durante a reunião, os participantes traçaram estratégias para a criação dos conselhos nos municípios, o que irá favorecer a melhor distribuição dos alimentos oriundos da agricultura familiar.
A medida deve garantir o repasse dos produtos para as famílias que se encontram em situação de insegurança alimentar, e ao mesmo tempo irá fortalecer a produção do agricultor.

A secretária de Política Agrícola da Fetag-AL, Rilda Alves, esteve no evento e destacou a importância das discussões para os projetos alimentares. “Dentro dos conselhos, nós analisamos se as políticas voltadas para a alimentação estão sendo executadas, e se realmente os projetos estão dando condições mais dignas às famílias”, explicou.

Segundo Rilda, é preciso que os conselhos sejam implantandos nos municípios alagoanos para que as políticas públicas tenham uma melhor aplicação. “O Consea tem a legitimidade para aprovar a distribuição dos alimentos, atua no Programa de Alimentação Escolar, e é importante que os municípios participem diretamente dessa articulação. Enquanto os conselhos não forem implantados, teremos dificuldades para trabalhar”, concluiu.

O Consea

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar foi criado em 2003 para oferecer políticas públicas que garantam alimentação às famílias brasileiras. Integrado ao Ministério de Desenvolvimento Social de Combate à Fome (MDS), o Consea articula junto ao governo a aplicação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), entre outros projetos.