A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag-AL) participa, nos dias 04, 05 e 06 de setembro, em Brasília, de uma série de reuniões do Coletivo Nacional de Política Agrícola da Contag. Representantes de agricultores dos 27 Estados do Brasil participam do evento.
No encontro, que acontece todo ano, os trabalhadores rurais se reúnem com a confederação nacional da categoria para apresentar as dificuldades enfrentadas pelos produtores – como a assistência técnica e a renegociação de dívidas agrícolas – e reunir propostas que contribuam para a melhoria de vida do agricultor familiar. Representantes do governo federal também participarão do evento, e devem ajudar os trabalhadores a encontrar soluções para os problemas apresentados.
Especialmente sobre as dívidas agrícolas, os participantes avaliarão a atuação dos Bancos nos Estados, com o objetivo de verificar se as instituições realmente atendem às demandas dos agricultores. A secretária de Política Agrícola da Fetag-AL, Rilda Alves, explicou que muitos bancos demoram a reconhecer os pagamentos dos agricultores, dificultando a aquisição de mais créditos. “Nas agências que não têm funcionários para atender a demanda, os agricultores pagam suas dívidas, mas os pagamentos demoram a ser debitados. Isso é um grande problema, já que após o pagamento muitas pessoas ainda ficam na lista do SPC e Serasa”, disse.
Nas reuniões, os trabalhadores também irão unificar as propostas discutidas nas Conferências Territoriais e Estaduais de Desenvolvimento Sustentável e Solidário, que têm o intuito de reunir as dificuldades e propostas de agricultores de todo o país para a criação de um plano nacional de desenvolvimento rural. Rilda Alves também falou sobre a importância dessas discussões. “É uma troca de informação pra gente se organizar e defender nossa região. Estamos sendo solidários, compartilhamos os conhecimentos, e isso fortalece nossa luta por melhorias”, concluiu Rilda.
