O Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense encerra sua 11ª edição comemorando um crescimento de cerca de 35% de público. Um dos destaques de 2013 foram os “Chefs na Praça”, iniciativa inédita de valorização da comida de rua de Belém, que lotou a praça Batista Campos, no Centro. A organização calcula que o evento tenha mobilizado cerca de 30 mil pessoas ao longo de um mês.
As aulas ministradas por chefs de diferentes estados e o Jantar das Boieiras, que une a culinária local à alta gastronomia, também foram termômetros do sucesso da participação popular. Trezentas pessoas se inscreveram nas aulas, que abordaram a importância dos produtores, frescor das matérias-primas, além de diferentes filosofias de trabalho e técnicas na cozinha. A aula da premiada Roberta Sudbrack, do Rio de Janeiro, “Terras Navegantes”, foi a mais concorrida.
O tradicional Jantar das Boieiras (mulheres que fazem a “boia” do mercado Ver-o-Peso), que desafia chefs convidados a cozinharem em parceria com as especialistas locais, marcou o encerramento oficial do evento com mais de 850 refeições servidas. Os chefs Guga Rocha, Checho Gonzales, Felipe Rameh, Manu Buffara, Bárbara Verzola, Pablo Pavon, Ailton Piovan, Felipe Schaedler, Ronilson Favacho e Gabriel Vidolim trabalharam ao lado das anfitriãs para criar acompanhamentos que combinassem com os pratos típicos e dessem um toque de alta gastronomia à culinária paraense.
Chefs na Praça
A estréia da programação dedicada à comida de rua de Belém atraiu milhares de moradores e visitantes à praça Batista Campos no primeiro domingo do evento (7/4). Cozinheiros e comerciantes da cidade foram convidados a mostrar receitas que já são conhecidas pelo público e também criar versões de pratos convencionais que ganharam cara de comida de rua. O chef Arturzão, da Circus Hamburgueria, por exemplo, serviu seus jamburguers (versão do sanduíche tradicional com jambu), a chef Daniela Martins, do Lá em Casa, apresentou uma pizza de tapioca marajoara e Ângela Sicília, do Famiglia Sicília, levou um fetuccine de jambu com ragu de pato. Ao todo, foram consumidos 1.200 pratos no dia. De acordo com adiretora executiva do Instituto Paulo Martins e organizadora do evento, Joanna Martins, “o sucesso de público superou todas as expectativas”.
Competição nacional
O Concurso Gastronômico Chef Paulo Martins, dedicado a novos talentos dispostos a criar receitas com ingredientes regionais paraenses, teve resultado anunciado no último dia do festival, durante o Jantar das Boieiras. O júri formado pelos chefs Guga Rocha e Gabriel Vidolim, pelo jornalista Fernando Jares, a organizadora Joanna Martins e o presidente da Belemtur Fábio Haber escolheu a “Pupunha com café” da belenense Niceise Ribeiro como a melhor receita de 2013, umnhoque de pupunha ao molho com café. A vencedora recebeu um certificado, além de passagem e hospedagem para participar do evento Mesa Tendência SP, promovido pela revista Prazeres da Mesa em novembro em São Paulo.
Alta gastronomia
Os jantares beneficentes foram outro ponto alto do Festival Ver-o-Peso. Promovidos nas noites de sexta e sábado, cada um mobilizou seis chefs que representaram as seis regiões oficiais do Pará por meio de ingredientes típicos do Marajó, Xingu, Tapajós, Belém, Araguaia-Tocantins e Amazônia-Atlântica.
Na sexta-feira, o menu-degustação começou com a chef Ecleia Duarte (PA) e seu tucunaré na redução do arubé, seguida da Brandade amazônica de caranguejo, papel de bacuri e azeite de ervas de Lígia Karazawa (SP). Roberta Sudbrack (RJ)fez um Pato no couscous de tucupi, enquanto Thomas Troigros (RJ) serviu uma Costela assada por 48 horas, feijão glacê e blueberries e aipim folhado. Para a sobremesa, Andrea Kaufmann (SP) criou um gelado de cumaru, coalhada e telha favo de mel, que foi acompanhado, na sequencia, pelo Cannoli marajoara de Angela Sicília (PA).
Já no sábado, os participantes se deliciaram com o “boi que perdeu a língua”, da chef Daniela Martins (PA) (um inusitado bombom de cupuaçu com língua defumada) e o chá de cogumelo com jambu, biscoito de tapioca com manteiga de tucupi e aviú de Bárbara Verzola (ES) como entradas. Os pratos principais foram uma Pescada amarela em leito de feijão manteiguinha e aviú, de Bella Masano (SP), e “Búfalo e Açaí”, de Felipe Rameh (MG). As sobremesas foram a cargo dos irmãos Thiago e Felipe Castanho, que serviram Bacuri com chocolate do Combú e farinha d'água de Bragança, e Gabriel Vidolin (SP), que perfumou o salão com incenso antes de servir “Bethlehen” (sorvete de tapioca e baunilha, sorbet de cupuaçu, estrelas de Belém e castanhas de caju e do Pará caramelizadas), uma homenagem ao Círio de Nazaré.
O festival
O Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, o maior festival gastronômico do Norte do Brasil, abriu espaço oficial para a comida de rua em 2013. Criado pelo chef Paulo Martins para promover e resgatar ingredientes e tradições amazônicos, o evento reúne anualmente alguns dos cozinheiros mais importantes do país, como Alex Atala, Roberta Sudbrack e Helena Rizzo. Este ano, pela primeira vez, foi realizado o “Chefs na Praça”, com barracas montadas no centro de Belém (PA). A 11ª edição do evento foi uma realização do Instituto Paulo Martins e Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, com organização da Door Comunicação, patrocínio da Secretaria de Turismo do Pará, Boulevard Shopping, AP, Senac Pará, co-patrocínio da Chevrolet e Vale, apoio da Prefeitura de Belém, parceria com o Restaurante Lá em Casa, Aluccar, World Wine, Cerpa, Delta, Amazon Star, Hotel Regente, Thermomix, Sol, Banco da Amazônia e apresentação da Construtora Leal Moreira.
Em 2014, o evento será realizado de 25 de maio a 1º de junho.
