×

Sergipe

Festival Náutico atrai competidores e turistas para a Orla Pôr do Sol

Paisagem paradisíaca e água calma, misturadas com adrenalina e muita velocidade formaram o cenário ideal para a realização da 2ª edição do Festival Náutico, que aconteceu neste sábado, 28, na Orla Pôr do Sol. A competição aquática é uma realização da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Juventude e Esporte (Sejesp), e faz parte das comemorações pelos 160 anos da capital.

Cumprimentando todo o público por onde passava, o vice-prefeito José Carlos Machado prestigiou o evento e viu no rosto de cada um a aprovação da competição. “Por onde passo o comentário é de aprovação. O Festival Náutico atraiu dezenas de competidores de outros Estados porque sabem da organização do evento e do potencial esportivo que o Rio Vaza-Barris possui”, comentou.

O rio Vaza-Barris foi a pista de corrida de mais de 200 competidores que buscavam o troféu de campeão no Festival Náutico nas modalidades de Jet Sky, Stand Up Paddle (SUP), barco de pesca à vela e trilha náutica. Em terra firme, as disputas eram sobre quatro rodas e com uma dose de velocidade e emoção nos quadriciclos. Para conferir as provas, o público se espremia na Orla Pôr do Sol.

O secretário Carlos Eloy Filho acompanhou de perto todos os acontecimentos do Festival Náutico e viu o envolvimento dos turistas, competidores e moradores da região com o evento. “Estamos aqui realizando uma competição náutica, única em Sergipe, e ficamos felizes quando as pessoas nos abordam elogiando a organização do evento em sinal de aprovação. Isto é a prova que trabalhando sério e com uma equipe competente poderemos fazer mais”, afirmou.

Aprovação

Apesar de residir em Aracaju, a estudante Cláudia Valéria conhecia a Orla Pôr do Sol pela primeira vez. “Moro em Aracaju e nunca tinha vindo para cá, quando soube que teria este Festival Náutico resolvi unir o útil ao agradável, visitar a orla e prestigiar as competições esportivas que está rolando aqui. A prova que mais me chamou a atenção foram as disputas de Jet Sky”, relatou Cláudia.

Comemorando o aumento das vendas em relação a outros finais de semanas, o proprietário de uma lanchonete no local, Marcos Antônio, festeja. “Abri a lanchonete há pouco mais de um mês e nunca tinha vendido como estou vendendo hoje. Faço um pedido para vocês da Prefeitura que realizem eventos como estes com mais frequência que nós moradores do Mosqueiro só temos a ganhar”, festeja o comerciante.

O campeão da categoria Race do SUP, João Paulo Figueiredo, que veio do Rio de Janeiro para competir no Festival Náutico, elogiou o nível da competição. “Já corro o circuito brasileiro de SUP há um tempo e utilizei esta prova como preparação para o nacional que começa agora em março, mesmo assim vi que tem uma garotada local que está mandando bem e que poderão despontar logo em breve”, ressaltou.

Apoios

A 2ª edição do Festival Náutico contou com o apoio da Ihome Náutica, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, Marinha do Brasil, Emsurb, Emurb, SMTT, Guarda Municipal, Defesa Civil Municipal, Polícia Militar, Secom, Semict, Sema, Associação dos Pescadores da Orla Pôr do sol, Ministério Público Federal, Federação Sergipana de Jet Sky, Federação Sergipana de Stand Up Paddle e Federação Sergipana de Quadriciclo.