A organização do Festival LAB de Música Contemporânea anunciou, a primeira atração para o evento deste ano. A banda paulistana Labirinto fará o lançamento oficial do seu primeiro álbum, Anátema, em Maceió. O festival será realizado no dia 27 de agosto, nos salões centrais do Armazém Uzina.
No início do ano, a Labirinto ganhou a votação “Novos Nomes BR”, no site da MTV, como o nome mais promissor da crescente cena de música instrumental brasileira. E agora em julho, eles fizeram as malas e viajaram para Chicago (EUA), onde estão acompanhando o processo de mixagem do primeiro disco.
O estúdio escolhido foi o Eletrical Audio, propriedade do engenheiro de som Steve Albini, que já realizou trabalhos com grupos importantes da música contemporânea norte-americana como Tortoise, Godspeed! You Black Emperror, Isotope 217 e Exploding Star Orchester.
Com um som totalmente instrumental, que combina elementos do Post-Rock e da música erudita com influências de outras áreas artísticas, a banda já participou de duas edições do festival Produto Instrumental Bruto (PiB), a primeira como concorrente e, depois, como vencedora.
Depois da passagem por Maceió, a banda, formada por Daniel Fanta (guitarra), Elson Barbosa (sintetizadores), Erick Cruxen (guitarra), Joaquim Prado (guitarra), Matheus Barsotti (bateria) e Muriel Curi (bateria), continua em turnê pelo Nordeste, com shows em Recife, Natal e Aracaju. Em outubro, o grupo deve embarcar para uma turnê na Europa.
Festival LAB – O Festival LAB nasceu, em 2009, com a proposta de apresentar ao público alagoano novas tendências sonoras, com ênfase no que de novo está sendo produzido na música contemporânea. Na primeira edição, o LAB reuniu no teatro do Centro Cultural Linda Mascarenhas as bandas Neon Night Riders (AL), Projeto Lise (MG) e A Banda de Joseph Tourton (PE).
Em 2010, o festival cresceu e agora ocupa os salões centrais do Armazém Uzina. As outras atrações serão anunciadas nos próximos dias.