Estão abertas até 4 de agosto as inscrições para o Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira. Em sua 8ª edição, o evento acontece entre os dias 18 e 25 de novembro em Rio Branco, no Acre, e tem entre seus objetivos possibilitar a exibição em regiões excluídas do circuito de distribuição tradicional.
O festival recebe inscrições para suas três categorias competitivas e podem ser submetidos filmes de ficção ou documentários finalizados a partir de 2016. Para a Mostra de Longa-Metragem é necessário que a obra tenha duração superior a 60 minutos e para a Mostra de Curta-Metragem a duração máxima é de 40 minutos. A Mostra Latinoamericana de Cinema Comunitário Stefan Kaspar, por sua vez, aceita produções de coletivos não profissionais, com duração mínima de 30 minutos e finalizadas a partir de agosto de 2015.
A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet, através do preenchimento do formulário, já disponível no site do festival, e do envio de um link para o filme, protegido por senha, com a opção de download. Além disso, também deve ser enviado junto do filme a ficha técnica, trailer, fotos e a filmografia do diretor (com sua respectiva fotografia).
Serão selecionados dez filmes para a mostra de longas-metragens, doze para a mostra de curtas, e seis para a mostra de cinema comunitário. Todos devem conter legendas em português ou espanhol, os idiomas oficiais do evento. Para o caso de filmes em português, é necessária a legenda em espanhol e vice-versa.
Além das mostras competitivas, o evento, em parceria com Nómadas Perú, seleciona ainda produções para a Mostra Cinema nos Bairros, que organiza exibições nos bairros de Rio Branco.
Para mais informações consulte o regulamento no site do VIII Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira.