×

Cultura

Festival do Rio exibe mais de 350 filmes a partir desta quarta, 24 de setembro

A edição 2014 do Festival do Rio começa amanhã, 24 de setembro, no Rio de Janeiro. A maratona cinematográfica deste ano começa com a sessão para convidados do filme “O Sal da Terra”, documentário de Win Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, sobre o trabalho do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. A partir da quinta-feira, 25, o evento exibirá cerca de 350 filmes de mais de 60 países, distribuídos por mais de 15 mostras, até o dia 8 de outubro.

Cinema brasileiro em destaque

O espaço reservado para a produção brasileira é a Première Brasil, que exibirá um total de 69 filmes nacionais – 41 longas e 28 curtas-metragens – divididos entre mostras competitivas e não competitivas. “Casa Grande”, de Fellipe Barbosa; “Cássia”, documentário de Paulo Henrique Fontenelle; “El ardor”, de Pablo Fendrik, um dos vencedores do edital de coprodução Brasil-Argentina de 2012, realizado em parceria entre a ANCINE e o INCAA; “O outro lado do paraíso”, de André Ristum; e “A luneta do tempo”, longa-metragem dirigido pelo músico Alceu Valença, que será exibido fora de competição, são alguns dos títulos programados para a Première Brasil deste ano.

As sessões de gala acontecem nas salas do complexo Cinépolis Lagoon, e as sessões populares com entrada gratuita e os debates do Cine Encontro acontecem na sede oficial do festival, no Armazém 6 (Armazém da Utopia, na Zona Portuária). Os filmes exibidos nas competições de Ficção, Documentário, Curtas e Novos Rumos concorrem ao Troféu Redentor, concedido pelo júri oficial para os melhores em diversas categorias, e aos prêmios especiais do júri. O público também poderá votar para escolher os melhores filmes de ficção, documentário e curta-metragem. Confira aqui a programação completa da Première Brasil.

Produções brasileiras realizadas em regime de coprodução com outros países também podem ser encontradas em outras mostras, como “Os inimigos da dor”, longa de Arauco Hernández, vencedor do Edital Brasil-Uruguai em 2012, que será exibido na Première Latina. Ou as coproduções luso-brasileiras “Os maias – cenas da vida romântica”, de João Botelho, e “Yvone Kane”, de Margarida Cardoso (que conta também com participação moçambicana na produção), ambas contempladas pelo Edital de Coprodução Luso-Brasileira em 2013 e 2011, respectivamente, no programa da seção Panorama do Cinema Mundial.

Filmes com temática LGBT ganham premiação especial

A grade de programação mantém algumas das tradicionais mostras anuais, como Panorama do Cinema Mundial, Expectativa, Midnight Movies, Midnight Terror, Midnight Música, Fronteira, Itinerários Únicos, Première Latina, Meio Ambiente, entre outras, e traz mostras especiais dedicadas aos cineastas Roberto Rosselini, Michael Cimino, Hugo Carvana e Alfred Hitchcock. Produções recentes e clássicos do cinema mexicano podem ser conferidos na mostra Foco México. A tradicional Mostra Gay deixa de existir a partir desta edição, mas filmes com temática LGBT – que agora aparecem na programação normal das demais mostras do evento – concorrem ao Prêmio Felix.

ANCINE participa de seminários no RioMarket

O RioMarket, espaço reservado aos negócios do Festival do Rio, dividiu sua programação deste ano entre o RioMarket TV (de 24 a 26 de setembro) e o RioMarket Film (de 29 de setembro a 2 de outubro). As atividades acontecem sempre na sede do festival, no Armazém 6.

No dia 29 de setembro, às 11h30, Myriam Assis de Souza, Coordenadora de Análise de Direitos da Superintendência de Fomento da ANCINE, participa do seminário “Coproduções oficiais”, cujo intuito é instruir produtores sobre a melhor forma de aproveitar as relações já oficializadas entre o Brasil e outros países. No mesmo dia, às 14h30, o assesssor Internacional da ANCINE, Eduardo Valente, participa da mesa redonda “Coprodução com países onde o Brasil ainda não tem acordo oficial”. Ambos os seminários acontecem na sala 1.

O RioMarket também promove atividades gratuitas, mediante inscrição prévia pelo site. Ainda há vagas para a palestra “O olhar do critico sobre o cinema no momento da revolução digital”, com José Carlos Avellar, e para a Master Class de Games, com Arthur Protasio.

Locais e venda de ingressos

Nesta edição, as atividades do Festival do Rio serão distribuídas pelo Pavilhão do Festival, Centro Cultural Justiça Federal, Centro Cultural Banco do Brasil, Cinecarioca Nova Brasília, Cine Joia, Maison de France, Museu da República, Cine Roxy, Cinema Leblon, Cinépolis Lagoon, Espaço BNDES, Estação Botafogo, Estação Ipanema, Estação Rio, Instituto Moreira Salles, Kinoplex São Luiz, Oi Futuro Ipanema, Ponto Cine e Theatro Municipal.

A central de informações e venda antecipada de ingressos fica no Estação Rio (Voluntários da Pátria, 35, Botafogo). Para mais informações, acesse o site oficial do Festival do Rio, que traz a programação completa e informações de todos os filmes exibidos no evento.