×

Negócios/Economia

Festival do Inhame capacita produtores do Vale do Paraíba

Seminário Regional da Cultura do Inhame reuniu cerca de 200 agricultores

O ginásio Poliesportivo Prefeito Audálio Holanda, no município de Chã Preta, foi o palco da sétima edição do Festival do Inhame do Vale do Paraíba, tradicional evento destinado aos produtores da região. A iniciativa, que integrou a programação do 6º Seminário Regional da Cultura do Inhame, aconteceu nesta sexta-feira (21) e reuniu cerca de 200 agricultores. O festival foi promovido pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Inhame no Vale do Paraíba, que faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e pelo Sebrae.

Durante todo o dia, os produtores participaram de capacitações, palestras, atividades no campo e demonstrações técnicas de cultivo. O seminário também ofereceu a oportunidade de comercialização e degustação de produtos da agricultura familiar para os participantes.

As capacitações foram iniciadas com uma apresentação feita pelo gestor do APL Inhame do Paraíba, Walter Assunção, que traçou um panorama geral das ações desenvolvidas pelo Arranjo em 2011, seus desafios e os resultados obtidos. O gestor comentou que, através de cursos técnicos, palestras, desenvolvimento de inciativas e de mobilizações junto a cooperativas e associações, a cadeia produtiva do inhame em Alagoas vem encontrando no APL um importante instrumento para a expansão da inclusão produtiva.

Presente ao evento, a diretora de Cadeias Produtivas e APLs da Seplande, Flaviana Rosa, falou sobre a importância do Festival para os produtores, oportunidade onde são discutidas novas técnicas, processos inovadores, a diversificação da produção e o espaço para que a agricultura familiar possa expor a qualidade dos seus produtos.

“Além da troca de informações que capacita os produtores, não podemos deixar de citar a importância da participação da agricultura familiar nesse evento. Queremos potencializar ainda mais esses pequenos produtores, garantindo a inclusão social e produtiva, com o aprimoramento da qualidade do inhame e, consequentemente, a abertura de novos mercados”, destacou.

A programação teve continuidade com uma palestra ministrada pela equipe do Sebrae, que abordou aspectos técnicos e de produção do inhame, voltados para a sustentabilidade alinhadas ao sistema convencional e orgânico. Em seguida, foi feita uma apresentação de pesquisas científicas sobre o cultivo sustentável da cultura do inhame.

Um espaço também foi aberto para que os produtores pudessem esclarecer seus questionamentos sobre as compras governamentais para a agricultura familiar. O debate foi comandado pelos técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Antônio Neto e Nathalie Brito.

A última atividade desenvolvida foi uma demonstração prática da mecanização no preparo das leiras no cultivo do inhame, procedimento que garanta uma melhoria do produto.

O evento foi encerrado com apresentação de bandas culturais da região e com o tradicional concurso que elege o inhame mais bonito do festival, vencido pelo agricultor do município de Mar Vermelho, José Germano dos Santos, de 65 anos.

O Seminário Regional da Cultura do Inhame contou com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA/AL), da Cooperativa dos Produtores do Vale do Paraíba (Coopervale) e da Prefeitura de Chã Preta.