×

Cultura

Festival de música: maestros penedenses fazem balanço de viagem para Portugal

Maestros penedenses fazem balanço de viagem para Portugal

Durante participação no Programa “Em Pauta”, apresentado por Guilherme Lopes na Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), os maestros Douglas Rocha e Cláudio Vieira Júnior, acompanhados do secretário municipal de Turismo, Jair Galvão, fizeram um balanço da experiência vivida durante o Festival de Música de Penedo, que desembarcou em Portugal.

Durante o bate-papo, regado a muita música e descontração, o maestro Cláudio Vieira, falou da felicidade em ter participado do evento e que nunca chegou nem a sonhar em um dia poder levar sua arte para a Europa.

“Sou um jovem de origem humilde que nunca, nem nos meus melhores sonhos, me vi chegando até a Europa, ainda mais através da música, que é minha grande paixão. Serei eternamente grato a todos que possibilitaram essa nossa viagem, que não foi barata, para troca de experiências. Agora vamos repassar aos nossos alunos a experiência adquirida”, declarou.

O maestro Cláudio Vieira ministrou em Portugal a oficina de música brasileira, com o tema frevo e o instrumento saxofone. Ele falou sobre a experiência do primeiro contato com as crianças e adolescentes portugueses.

“De início, eles se assustaram um pouco com a velocidade do frevo, mas o que posso dizer é que depois eles abraçaram, se dedicaram e se interessaram em conhecer os nossos grandes artistas do frevo. E, agora, querem tocar frevo; e tocaram frevo. Foi uma coisa única! Nunca pensei que eu sairia de Penedo-Alagoas para Portugal para poder ensinar a nossa cultura, uma de nossas músicas, que é o frevo”, constatou, enfatizando que mais de 200 crianças de Castro Daire e região participaram da oficina.

Já o maestro e professor de música em Penedo, Douglas Rocha, declarou durante sua participação no programa que é líder em audiência na região do Baixo São Francisco que a troca de conhecimento e experiências vividas em Portugal jamais serão esquecidas e serviram como um combustível, o motivando a seguir em frente, fazendo aquilo que mais gosta, que é explorar a música e suas nuances.

“Fomos muito bem acolhidos e as crianças nos prestigiaram com a participação delas nas oficinas de música brasileira, com vários instrumentos de metais e cordas, como o bombardino, violas, com padrão mais sinfônico, e flautas transversais. Não só os alunos e alunas, mas a própria plateia conseguiu fazer o ritmo junto com a gente. Foi uma interação muito legal, uma energia muito bacana e uma experiência que a gente vai levar para o resto das nossas vidas”, complementou.

O secretário de Turismo de Penedo, Jair Galvão, também falou sobre o evento e sua importância para a cidade ribeirinha.

“Parabenizo a toda equipe do Centro de Musicologia de Penedo e do Festival de Música pela grande execução e capacidade de articulação. Às nossas estrelas, músicos e maestros, o nosso obrigado. Vocês são a razão de todo esse trabalho e os grandes disseminadores dessa arte que alimenta a alma. Sigam resilientes e transmitam esse talento adiante, principalmente aos jovens da nossa região. Por fim, um parabéns mais que especial ao nosso grande líder, professor Marcos Moreira. Penedo lhe abraça e quer mais do que nunca estar junto da Ufal e do seu trabalho. Sua peleja aproxima a música alagoana de uma de suas raízes e a está apresentando para o Brasil e para o mundo”, finalizou.

O Festival de Música de Penedo foi uma realização da Ufal em parceria com o governo de Alagoas e a Prefeitura de Penedo. Com destaque também para a equipe portuguesa, comandada pelo maestro Pedro Serrano, o Município de Castro Daire, na pessoa do presidente Paulo Almeida, cujo cargo é similar ao de prefeito, e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire. Todos se uniram e foram fundamentais para levar o evento para Portugal.

Clique no player e ouça o áudio da entrevista na íntegra!