Maestros penedenses fazem balanço de viagem para Portugal
Durante participação no Programa “Em Pauta”, apresentado por Guilherme Lopes na Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), os maestros Douglas Rocha e Cláudio Vieira Júnior, acompanhados do secretário municipal de Turismo, Jair Galvão, fizeram um balanço da experiência vivida durante o Festival de Música de Penedo, que desembarcou em Portugal.
Durante o bate-papo, regado a muita música e descontração, o maestro Cláudio Vieira, falou da felicidade em ter participado do evento e que nunca chegou nem a sonhar em um dia poder levar sua arte para a Europa.
“Sou um jovem de origem humilde que nunca, nem nos meus melhores sonhos, me vi chegando até a Europa, ainda mais através da música, que é minha grande paixão. Serei eternamente grato a todos que possibilitaram essa nossa viagem, que não foi barata, para troca de experiências. Agora vamos repassar aos nossos alunos a experiência adquirida”, declarou.
O maestro Cláudio Vieira ministrou em Portugal a oficina de música brasileira, com o tema frevo e o instrumento saxofone. Ele falou sobre a experiência do primeiro contato com as crianças e adolescentes portugueses.
“De início, eles se assustaram um pouco com a velocidade do frevo, mas o que posso dizer é que depois eles abraçaram, se dedicaram e se interessaram em conhecer os nossos grandes artistas do frevo. E, agora, querem tocar frevo; e tocaram frevo. Foi uma coisa única! Nunca pensei que eu sairia de Penedo-Alagoas para Portugal para poder ensinar a nossa cultura, uma de nossas músicas, que é o frevo”, constatou, enfatizando que mais de 200 crianças de Castro Daire e região participaram da oficina.

Já o maestro e professor de música em Penedo, Douglas Rocha, declarou durante sua participação no programa que é líder em audiência na região do Baixo São Francisco que a troca de conhecimento e experiências vividas em Portugal jamais serão esquecidas e serviram como um combustível, o motivando a seguir em frente, fazendo aquilo que mais gosta, que é explorar a música e suas nuances.
“Fomos muito bem acolhidos e as crianças nos prestigiaram com a participação delas nas oficinas de música brasileira, com vários instrumentos de metais e cordas, como o bombardino, violas, com padrão mais sinfônico, e flautas transversais. Não só os alunos e alunas, mas a própria plateia conseguiu fazer o ritmo junto com a gente. Foi uma interação muito legal, uma energia muito bacana e uma experiência que a gente vai levar para o resto das nossas vidas”, complementou.

O secretário de Turismo de Penedo, Jair Galvão, também falou sobre o evento e sua importância para a cidade ribeirinha.
“Parabenizo a toda equipe do Centro de Musicologia de Penedo e do Festival de Música pela grande execução e capacidade de articulação. Às nossas estrelas, músicos e maestros, o nosso obrigado. Vocês são a razão de todo esse trabalho e os grandes disseminadores dessa arte que alimenta a alma. Sigam resilientes e transmitam esse talento adiante, principalmente aos jovens da nossa região. Por fim, um parabéns mais que especial ao nosso grande líder, professor Marcos Moreira. Penedo lhe abraça e quer mais do que nunca estar junto da Ufal e do seu trabalho. Sua peleja aproxima a música alagoana de uma de suas raízes e a está apresentando para o Brasil e para o mundo”, finalizou.
O Festival de Música de Penedo foi uma realização da Ufal em parceria com o governo de Alagoas e a Prefeitura de Penedo. Com destaque também para a equipe portuguesa, comandada pelo maestro Pedro Serrano, o Município de Castro Daire, na pessoa do presidente Paulo Almeida, cujo cargo é similar ao de prefeito, e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire. Todos se uniram e foram fundamentais para levar o evento para Portugal.
Clique no player e ouça o áudio da entrevista na íntegra!
