Em 15 anos de existência, o Festival de Música de Penedo, evento promovido pela Universidade Federal Alagoas, tem mais uma conquista para comemorar: o pedido de uso exclusivo da marca foi deferido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Agora, o Femupe, que já é forte e estabelecido, também está com sua identidade protegida.
Para o coordenador-geral do Festival, Marcos Moreira, essa é mais uma conquista para ser celebrada. “Estamos há 15 anos promovendo a cultura musical em Alagoas, fortalecendo o compromisso com músicos consagrados, revelando novos talentos e formando as futuras gerações de artistas. E, agora, nossa marca está registrada e protegida”, comemorou.
Moreira revela que esse é mais um passo importante para proteger e consolidar a identidade do Festival de Música. “Quero fazer um agradecimento especial à publicitária e servidora da Ufal, Camila Filho, que criou nossa marca. Ela usou elementos que remetem à música e à cidade de Penedo, uma forma muito leve e memorável, que reflete a identidade e os valores do nosso Femupe. Nossa marca é visualmente atraente e transmite a essência do festival”, confirmou.
Para Camila Fialho, a marca foi pensada justamente para ser exclusiva do Festival, porque ela une o conceito musical com a importância cultural e turística do município de Penedo, sede do evento. “E, agora, o registro dessa marca tem uma importância muito grande. Ela foi tão bem aceita pela comunidade, pelo público em geral e pelo professor Marcos, que ele próprio sentiu a necessidade de registrar a marca para garantir o uso exclusivo e manter o padrão do evento. Esse padrão é importante para que as pessoas fixem a marca e, ao vê-la, automaticamente já remetam ao Festival”, afirmou a publicitária.
O Femupe é um projeto de extensão da Ufal, ligado ao curso de licenciatura em Música, e é realizado em parceria com a Prefeitura de Penedo, com apoio do governo do estado. Este ano, chega à sua 15ª edição em Alagoas e a segunda na Europa, mesmo enfrentando muitas dificuldades orçamentárias.
“Definimos pedir o registro da nossa marca como ação estratégica de proteger a nossa identidade, mas também para buscar atrair mais patrocinadores. Vamos em busca de mais apoio porque não está fácil. Já fizemos ajustes na programação e reduzimos o número de dias para mantermos o nível e a qualidade das nossas atividades”, desabafou Moreira.
O próximo Femupe vai acontecer nos dias 24, 25 e 26 de outubro, em Penedo, com todas as atividades gratuitas. Em breve, divulgaremos a programação, com oficinas, eventos científicos, mostra de música autoral e muito mais!
Por Assessoria