Cento e cinquenta ginastas viverão um dia de gala nesta terça-feira (6), quando acontece a primeira edição do Festival de Ginástica das Escolas Públicas Cleonice Barros. O evento terá início às 14h, no Cepa, e contará com a presença de ginastas da rede pública alagoana.
O festival homenageia um dos maiores nomes da Ginástica Rítmica alagoana, a professora Cleonice Barros, que, durante o tempo em que lecionou no Cepa, formou algumas das melhores equipes da modalidade em Alagoas, chegando a representar o Estado em competições Brasil afora.
“Será uma tarde de celebração da ginástica na rede pública, como também uma celebração do legado da professora Cleonice, que muito nos honrará com sua presença neste dia.”, adianta a organizadora do festival, Janete Marques.
Contando os dias
As equipes que participarão do festival estão ansiosas pela competição. É o caso das ginastas da Escola Maria Salete Gusmão de Araújo, no Clima Bom. Em campeonato realizado no Colégio D’Lins no mês de setembro, o grupo comandado pela professora Selma Pimentel conquistou dois ouros com o conjunto e três individuais com as ginastas Ana Beatriz da Silva Fontes e Amanda Fabíola de Araújo. Agora, as meninas não veem a hora de se apresentar no Festival de Ginástica das Escolas Públicas.
“O projeto existe desde 2006 e contamos com o apoio total da direção. Neste período, já descobrimos vários talentos e, para este festival, teremos 25 meninas se apresentando e mais dez alunas da escolinha”, informa Selma, acrescentando ainda que, nos últimos meses, a agenda de apresentações das meninas esteve sempre cheia.
Com desempenho destacado no evento do D´Lins, as ginastas Ana Beatriz, 13 anos, e Amanda Fabíola, 17 anos, foram, respectivamente, ouro no Arco e nos aparelhos Bola e Fita. Elas também esperam ansiosas pelo festival.
“Estamos ansiosas por este dia e, além da ginástica, fazemos ballet, o que fortalece nossa capacidade de expressão corporal, um complementa o outro”, conta a veterana Amanda Fabíola, que, há sete anos, pratica ginástica rítmica na escola e pretende cursar Fisioterapia e Educação Física após a conclusão do Ensino Médio.
Cepa
Além da Escola Salete de Gusmão, instituições como as escolas Alfredo Gaspar de Mendonça e Rosalvo Lobo executam o projeto de ginástica rítmica desde 2006. Este ano, também foi formada uma equipe do Cepa, que começou a treinar este ano.
“A procura foi muito grande e, em um ano em que tivemos Olimpíadas, as meninas se interessaram ainda mais pelo esporte” observa Janete, que também treina a equipe do Cepa.
