A noite desta terça-feira, 20 de março, promete ser bastante movimentada na Praça 12 de Abril, em Penedo, devido a apresentação do Festival de Circo do Grupo Italiano Giullari Senza Frontiere (Palhaços Sem Fronteiras). A vinda dos artistas à cidade ribeirinha integra um grande projeto, em Módulo Circulação, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), com o apoio da CHESF (Companhia Hidroelétrica do São Francisco), da Petrobras e da Prefeitura de Penedo. A apresentação terá início a partir das 18 horas.
O projeto, que é uma adaptação do “Festival de Circo do Brasil”, realizado desde 2004, na cidade de Recife-PE, passará ainda por outras cidades do interior alagoano. A Trupe já se apresentou em cidades do estado de Sergipe e ainda fará a alegria de crianças e adultos que residem no interior de Pernambuco e da Bahia, encerrando assim sua turnê pelo nordeste brasileiro.
O grupo foi criado com o objetivo de levar alegria a locais devastados pela miséria e pela guerra. Em colaboração com fundações, ONGs e associações, o grupo realiza espetáculos e cursos em escolas, prisões, hospitais, campos de refugiados, favelas, lixões e locais atingidos por catástrofes. A trupe já visitou países como Camboja, Kosovo, Laos, Índia, Etiópia, Moçambique, Marrocos e México, entre outros.
As apresentações dos “Palhaços Sem Fronteiras” são marcadas pelo improviso e interação com o público e reúne humor com números sofisticados de bolas de contato, fogo e outras técnicas circenses. Devido ao talento e ao compromisso com a arte, o grupo foi convidado pelo MinC para integrar o projeto e levar alegria para diferentes regiões do Brasil.
O Festival de Circo é considerado atualmente como um dos maiores eventos dedicados à arte circense no Brasil, pois além de proporcionar momentos de alegria ao público através da exibição de espetáculos de qualidade, possibilita uma maior interação entre os amantes da arte que sobrevive ao tempo.