Evento acontecerá pela segunda vez na cidade de Penedo
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) lançará oficialmente na próxima sexta-feira, 1º de junho, a 2ª edição do Festival de Cinema Universitário de Alagoas, evento que acontecerá na histórica cidade de Penedo, município localizado a 160 km de Maceió. O lançamento do projeto acontecerá no auditório do Centro Cultural Sesi, situado na capital alagoana, a partir das 14 horas.
De acordo com a assessoria de comunicação da Ufal, este ano o evento homenageará o pesquisador Elinaldo Barros pela sua significativa contribuição ao cinema alagoano e brasileiro. Outra novidade da segunda edição do Festival de Cinema é a merecida premiação que os cineclubes que participaram da 1ª edição do evento receberão como forma de agradecimento pelo engajamento na projeção de filmes na Orla do Velho Chico.
O edital para inscrições na mostra competitiva só será divulgado na data do lançamento oficial do projeto, no entanto, ainda segundo a assessoria da Ufal, os interessados em participar do festival terão de 02 de junho a 17 de agosto para se inscreverem, sendo que podem participar alunos, professores e técnicos-administrativos vinculados a instituições públicas e privadas de ensino superior de todo o território nacional.
Uma das exigências dos organizadores do Festival de Cinema Universitários é que as curtas-metragens sejam produzidas com até 30 minutos de duração, de gênero e formato livre.
O festival será realizado entre os dias 13 e 17 de novembro, em Penedo. A programação do evento ainda está em construção, no entanto, assim como na edição passada, a mostra competitiva deve ser marcada pela exibição de filmes, trabalhos acadêmicos, mesas-redondas, oficinas, sessões de cineclubismo e debates com estudiosos e profissionais da área, proporcionando assim momentos de reflexão e estudo sobre a “Sétima Arte”.
