O homenageado desta 3ª edição será o cineasta e fotógrafo Celso Brandão
A partir da próxima terça-feira, 12, Penedo será palco da 3ª edição do Festival de Cinema Universitário, evento promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em parceria com instituições públicas e privadas do estado. O evento, que se estenderá até o dia 16 de novembro, visa promover a divulgação de produções audiovisuais e a troca de experiências entre realizadores, críticos de cinema e público.
Todos os anos os organizadores do evento escolhem um apaixonado pela sétima arte para homenagear e o escolhida deste ano foi o cineasta e fotógrafo alagoano Celso Brandão, que iniciou sua carreira no audiovisual durante o antigo Festival de Cinema de Penedo. Hoje, Celso tem uma produção com mais de 30 filmes, de temáticas relacionadas à cultura local, além de figurar como um dos mais importantes realizadores do estado.
Durante o Festival, Celso apresentará três produções – Ponto das Ervas, O Lambe Sola e Zé do Chalé – e estará lançando a exposição Memento, sob curadoria de Karla Melanias, e um livro publicado pela editora da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.
Na mostra competitiva desta edição, serão projetados vinte e dois curtas universitários brasileiros. Pela primeira vez, o Nordeste se destaca com a maior parcela de filmes selecionados: doze produções são oriundas da região, sendo quatro alagoanas – Ciclo, dirigido por Arthur Luiz Cavalcante, Matador, de Wladymir Lima, Mwany, de Nivaldo Vasconcelos e Salão dos Artistas, de José Faustino Neto. As exibições são gratuitas e acontecem entre os dias 12 e 15 de novembro, no Teatro Sete de Setembro, às 19h 30.
As produções foram selecionadas pela comissão composta por Tiago Penna, diretor, produtor e roteirista, e pelos críticos de cinema Ranieri Brandão e Ricardo Lessa. Na Mostra, os filmes concorrem nas categorias Melhor Filme – Júri Oficial, em que serão analisados pela comissão composta por Ninho Moraes, Marcelo Ikeda e Werner Salles; Melhor Filme – Júri Popular; e Prêmio Velho Chico, destinada apenas aos filmes alagoanos. A divulgação dos trabalhos vencedores será no dia 16 de novembro, às 19h 30.
Neste mesmo dia, às 17h, os realizadores presentes no evento participarão de um debate sobre suas produções. O debate será mediado pelo professor Guilherme Sarmiento, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, numa tentativa de criar um diálogo entre as atividades do Festival e a Rede Nordeste de Cinema Universitário, da qual Guilherme é membro-fundador.
Exibição de filmes nas Mostras Cinema à Vontade, Infantil e Paralela
Além das sessões da Mostra Competitiva, os espectadores também terão a oportunidade de assistir a filmes da Mostra Cinema à Vontade, coordenada pelo cineclube Tela Tudo Clube de Cinema. As exibições acontecem em pontos estratégicos da cidade, a partir das 18h.
Nos dias 13 e 14, às 14h, no teatro, as crianças têm programação garantida, com a exibição de filmes da Programadora Brasil e do Circuito Tela Verde de Cinema. Já a Mostra Paralela de Filmes, coordenada pelo Cine Artpopular acontecerá a partir das 22h, na Praça 12 de abril, e será seguida de debates com os realizadores. No dia 12, a Mostra será realizada em homenagem a Celso Brandão, com a projeção de três filmes. No dia 13, é a vez de Marcelo Ikeda exibir os filmes É Hoje, Eu te amo e Cartas ao Ceará #3. No dia 15, o cineasta Beto Brant contempla o público com a exibição pela primeira vez em Alagoas de seu novo curta Manifesto Makumbacyber, dentro da programação da sexta negra.
Minicursos e workshops
Neste ano, três minicursos são ofertados ao público nas manhãs dos cinco dias de evento. São eles: Microdoc, Criação de Roteiro e Crítica de Cinema. Os minicursos de Microdoc e Criação de Roteiro serão ministrados, respectivamente, por Albert Ferreira, fundador da empresa Auto Focus Filmes e diretor de fotografia, e pelo diretor de cinema Nivaldo Vasconcellos, na Casa da Aposentadoria. Já o minicurso de Crítica de Cinema será ministrado, no Centro de Extensão Universitária (CEU), por Ranieri Brandão e Ricardo Lessa, jornalistas e críticos de cinema.
Além dos minicursos, três workshops serão apresentados nos dias 15 e 16 de novembro, a partir das 14h. No primeiro dia, o professor Marcelo Ikeda, da Universidade Federal do Ceará (UFC), discutirá sobre a produção de filmes de forma independente, no workshop Cinema de Garagem, e o professor Elder Maia (Ufal) participará do workshop A economia criativa do audiovisual no Brasil contemporâneo. No segundo dia, o público terá a oportunidade de aprender mais sobre a realização de filmes no workshop Produção de Cinema na TV, com Ninho Moraes (Faculdade Cásper Líbero/SP).
III Encontro de Cinema Alagoano
As tardes dos dias 13 e 14 de novembro estão marcadas para o III Encontro de Cinema de Alagoas na Casa da Aposentadoria. No primeiro dia, a partir das 14h, acontece a mesa Trajetória do Cinema Alagoano, com a participação de Ana Flávia Ferraz, Sérgio Onofre e Elma Leite. No mesmo horário, no dia 14, Marcelo Ikeda, Guilherme Sarmiento, Carla Francine e Marcos Sampaio abrem espaço para debate na mesa Audiovisual brasileiro: desafios e perspectivas. Nesses dois dias, a partir das 16h, também haverá apresentações de trabalhos acadêmicos, com a presença de oito pesquisadores que vão apresentar e discutir suas pesquisas.
Atrações artísticas embalam as noites do Festival
Durante o Festival, várias atrações artísticas estão previstas para acontecer na Praça 12 de abril, a partir das 23h 30. Nos dias 12 e 13, as bandas Big Band e Som do Beco, frutos de um edital de Iniciação Artística de Extensão da Ufal, terão passagem no evento. No dia 14, o acontece a Circulação Femufal – Proest, com apresentações de Josenildo Gomes e Andréa Laís, e a apresentação da banda Vibrações. No dia 15, a sexta-feira em homenagem ao Dia da Consciência Negra, contará com a apresentação do grupo Tambores, formado por moradores da comunidade quilombola Tabuleiro dos Negros, que também é fruto de um projeto de extensão da Ufal. A cantora Luana e o Coletivo Afrocaeté encerra a noite de apresentações.
SERVIÇO
O que: III Festival de Cinema Universitário de Alagoas
Onde: Penedo/AL
Quando: De 12 a 16 de novembro de 2013
Contato: 3214-1541/9993-0100 (Coordenação de Assuntos Culturais)
Site: www.evento.ufal.br/cinema
