×

Cultura

Festival de Cinema de Brasília busca retratar a diversidade brasileira

A 52ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro vai até o dia 1º de dezembro, o evento movimenta a capital do país com mostras competitivas de longas e curtas, debates, oficinas e atividades de promoção de negócios na área.

Segundo a organização, o objetivo é retratar a força e a diversidade do audiovisual brasileiro. A mostra competitiva de longa traz sobras de diretores do Sul, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. Entre as origens estão estados menos tradicionais no cinema brasileiro, como Mato Grosso e Paraná. Na disputa dos curtas, a variedade de origens dos realizadores também aparece, com representantes de todas as regiões.

O Festival conta ainda com uma mostra específica voltada a dar visibilidade à produção de diferentes locais, denominada Território Brasil. No total, 18 Unidades da Federação estarão representadas com concorrentes.

Segundo o curador do Festival, Marcus Ligocki Júnior, a seleção deste ano mostra a maturidade do audiovisual nacional.”Estamos em um momento em que o audiovisual está enfrentando um grande desafio, de se repensar nas suas estruturas e no financiamento. O Festival pegou pra si essa missão de mostrar que o Brasil inteiro produz hoje. Isso foi resultado de 20 anos de direcionamento de recursos, encorajamento dos realizadores. E o festival está colocando holofote sobre isso”, disse o curador à Agência Brasil.