Começou nesta terça-feira, dia 17, a 46ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A abertura, apenas para convidados, acontece na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional a partir das 20h30 com apresentação da Orquestra Sinfônica de Brasília e exibição de “Revelando Sebastião Salgado”, documentário de Betse de Paula sobre o renomado fotógrafo brasileiro. Na edição deste ano, 30 filmes concorrem a um total de R$ 700 mil em premiações em cinco categorias.
De hoje até o dia 24 de setembro o festival oferece uma extensa programação que vai além da mostra competitiva e apresenta uma série de atividades paralelas como a Mostra Brasília, que apresenta a produção do Distrito Federal, o Festivalzinho, direcionado às crianças, e a realização de oficinas integradas, debates e seminários sobre a produção audiovisual.
Hoje, dia 18, o diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel participa da mesa de abertura do seminário “Estratégias para o desenvolvimento das pequenas empresas do audiovisual brasileiro”. Com o tema “A Conjuntura Econômica” e mediação a cargo do diretor da Aprocine, Renato Barbieri, a mesa também contará com as presenças do secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira; do coordenador geral da Secretaria do Audiovisual/MinC, Rodrigo Fagundes Bouillet; do coordenador do Fundo de Apoio à Cultura/FAC/DF, Leonardo Hernandes; do presidente da ABPITV, Marco Altberg e da chefe do Departamento de Cultura, Entretenimento e Turismo /BNDES, Luciane Gorgulho.
O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é um dos mais antigos e tradicionais eventos do calendário cinematográfico nacional. Apenas para a edição deste ano a organização do evento recebeu um total de 480 filmes inscritos, sendo 63 documentários de longa-metragem, 39 longas-metragens de ficção, 240 curtas-metragens de ficção, 103 documentários de curta-metragem e 35 curtas-metragens de animação. Para mais informações sobre o evento consulte o site oficial.
