Festejos juninos promovem inclusão nos Cras de Maceió
Profissionais e usuários atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Selma Bandeira comemoraram as festas juninas ao som de muito forró. Ao todo, mais de 50 pessoas estiveram envolvidas, de maneira direta e indireta, na organização do “Arraiá da Convivência”.
A festa junina do Cras, localizado no bairro do Benedito Bentes, foi realizada na última sexta-feira (17) e contou com concurso de danças, que animou o grupo de idosos do Cras. Os senhores e as senhoras não perderam tempo e cantaram, como um coral, todas as músicas de forró que fizeram parte do evento e haviam sido escolhidas, a dedo, por todos eles. Por fim, o grupo de referência, formado pelas mulheres das comunidades referenciadas pelo Cras, levou até o pátio do Centro muita alegria, ao interpretar os clássicos do São João.
No período da tarde, a abertura ficou por conta da quadrilha formada pelas crianças e os adolescentes que participam, pelo menos duas vezes na semana, das atividades de inclusão social e cidadania, oferecidas pela Semas. O grupo de idosos do Cras também foi representado em várias apresentações. Em uma delas, os senhores e as senhoras explicaram o significado dos objetos que remetem às festas de São João.
A coordenadora do Cras Selma Bandeira, Ana Lúcia Nogueira, explicou que grande parte dos materiais utilizados para a decoração do local foi feito através das Oficinas de Reciclagem e Meio Ambiente, que são realizadas junto com os usuários.
“Nós fizemos uma festa linda! Nas nossas oficinas transformamos papelões em balões, sanfonas, pandeiros e triângulos. Houve total integração e a gente sentiu a credibilidade que a comunidade tem em relação ao nosso serviço. A gente também percebe o fortalecimento dos vínculos entre as famílias. A partir daí, a gente aproveita também para divulgar as atividades do Cras, durante essas ocasiões, e tudo acaba dando certo”, comentou Ana Lúcia.
Até o fim do mês, outras unidades da Semas, como os Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) e a Casa de Passagem Manoel Coelho Neto também comemoram as festas juninas. Na maioria deles, a inclusão social e a quebra de preconceitos foram os temas escolhidos para a discussão nas atividades internas que antecedem as comemorações.
Cras Cidade Sorriso
Já no Cras Cidade Sorriso, o “São João da Gente” reuniu dezenas de famílias atendidas pelo equipamento social, localizado também no Benedito Bentes, na última sexta (17). As atividades promovidas incentivaram integração e fortalecimento das redes socioassistencial e intersetorial.
“Proporcionar momentos de reflexão, de socialização de informações, de lazer e de cultura para os usuários da Política de Assistência Social é uma grande satisfação de todos que fazem o Cras Cidade Sorriso. Trabalhamos para facilitar o acesso da população em vulnerabilidade social à Política de Assistência Social”, destacou a coordenadora do Cras Cidade Sorriso, Mariele dos Santos.
