×

Maceió

Festas literárias incentivam o hábito da leitura na capital

Em agosto do ano passado, o bairro do Pontal da Barra recebeu a primeira Festa Literária realizada em Maceió, a Flipontal. Após o sucesso do evento, outras duas localidades da capital alagoana foram contempladas com a iniciativa este ano: o conjunto Graciliano Ramos, no bairro Cidade Universitária, e o bairro do Jacintinho. As festas literárias são promovidas com o intuito de despertar na população o hábito da leitura e disseminar a cultura local em comunidades das partes alta e baixa da cidade.

A Festa Literária do Jacintinho (Flijaça), realizada nos dias 15, 16, 17 e 18 de agosto, atraiu milhares de pessoas à Praça do Mirante com uma programação repleta de discussões, palestras, lançamento, venda e troca de livros, exposições artísticas e apresentações culturais. A pedagoga Sideine Araújo, professora do Centro Estadual Cyro Accioly, prestigiou a programação do evento e ficou impressionada com a participação das escolas nas atividades.

“O livro tem que chegar à casa das pessoas e não ficar preso na biblioteca, nas escolas. Ele foi feito para ser lido, manuseado, e esse universo literário criado aqui na comunidade do Jacintinho possibilita isso”, disse.

“Infelizmente, o contato com a leitura ainda é limitado. Então, essa atitude de montar uma estrutura como essa em bairros periféricos da nossa cidade é muito louvável, pois sensibiliza a comunidade para o hábito da leitura. Inclusive, eu espero que aconteçam outras festas literárias em Maceió. Precisamos muito disso”, concluiu.