×

Maceió

Festas juninas: SMS inicia Campanha de Prevenção a DSTs

No Dia dos Namorados, a Coordenação do Programa de DST/HIV/AIDS e Hepatites virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, em parceria com o Sesc Alagoas, a abertura da Campanha de Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis no período junino. A ação educativa acontece com adolescentes e jovens da Escola Marcos Antônio Cavalcante Silva, no Benedito Bentes, e terá continuidade na rede básica de saúde e no projeto Consultório na Rua durante todo este mês.

Na abertura da campanha será realizada uma roda de conversa sobre prevenção as DSTs/Aids com os alunos. A atividade será baseada em uma metodologia participativa, valorizando o protagonismo juvenil e o conhecimento prévio dos participantes sobre a temática.

No evento, a equipe socializará informações sobre a rede de serviços do SUS, que realiza testes rápidos que diagnóstico para o vírus HIV, como dispositivo importante para a descoberta precoce, ampliando a possibilidade de êxito no tratamento.

Aids

Desde os anos 80, foram notificados 757 mil casos de Aids no Brasil. A epidemia no país está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 20,4 casos a cada 100 mil habitantes. Isso representa cerca de 40 mil novos casos de Aids ao ano. O coeficiente de mortalidade por Aids caiu 13% nos últimos 10 anos, passando de 6,4 casos de mortes por 100 mil habitantes em 2003, para 5,7 casos em 2013.