Alonso fez a alegria dos italianos em Monza
Poucos apostavam nele, mas o espanhol Fernando Alonso surpreendeu na manhã deste sábado para cravar a pole no treino de classificação para o GP da Itália. O bicampeão da Fórmula 1 aproveitou o bom desempenho da Ferrari em Monza e superou novamente a Red Bull, que largou na frente em 12 das 14 etapas até agora. O brasileiro Felipe Massa veio no embalo e conquistou o terceiro lugar, logo atrás do inglês Jenson Button, da McLaren. O GP da Itália será disputado na manhã deste domingo, com largada prevista para as 9 horas (de Brasília).
Mesmo sem liderar nenhum dos três treinos livres, Alonso impressionou na última parte da classificação ao cravar 1min21s962 e fazer a única volta abaixo de 1min22s em todo o final de semana. Já o inglês Lewis Hamilton e o alemão Sebastian Vettel, melhores na primeira e segunda sessões livres, respectivamente, decepcionaram ao não brigar pelas primeiras posições, largando na terceira fila.
Atrás de Alonso, que conquistou sua primeira pole pela Ferrari, Button formará a primeira fila graças ao tempo de 1min22s084. Massa, que chegou a liderar a primeira parte do treino, fez 1min22s293 na Q3 para garantir o terceiro lugar. O quarto no grid será Mark Webber, que marcou 1min22s433 com a Red Bull. Hamilton foi o quinto e Vettel o sexto.
Rubens Barrichello teve que se contentar com o décimo lugar, após sofrer para avançar para a Q3 entre o último dos dez primeiros. Atrás de seu companheiro Nico Hulkenberg, oitavo no grid, o piloto da Williams ainda teve que brigar com outros dois alemães para não ser eliminado na Q2. Por pouco, Adrian Sutil, da Force India (11.º colocado), e o heptacampeão Michal Schumacher (12.º) não o superaram.
Os outros dois brasileiros seguem sua sina de largar nas últimas posições. Eliminados ainda na Q1, Lucas di Grassi será o 21.º no grid com a Virgin e Bruno Senna sai da 22.ª colocação com a HRT.
Apesar da pole na Itália, casa da Ferrari, Alonso está em situação complicada para ainda tentar o título. O espanhol tem 141 pontos, 41 a menos que o líder Hamilton. Webber tem 179, e Vettel e Button também aparecem mais distantes. Ao menos, Alonso pode comemorar a volta da equipe à liderança do grid, algo que não acontecia desde 2008. Em Monza, a última pole da Ferrari havia sido em 2004, com Barrichello.
Após a corrida em Monza, ainda restarão mais cinco etapas na temporada. A prova no Brasil, em Interlagos, é a penúltima do ano, em 7 de novembro.
Punições
Vitaly Petrov (Renault) e Timo Glock (Virgin) foram punidos com a perda de cinco posições no grid. O russo, por ter atrapalhado Glock no treino classificatório, acabou caindo da 15.ª para a 20.ª posição. O alemão, por ter trocado o câmbio de seu carro, caiu e 21.º para o último lugar.
Grid atualizado para o GP da Itália:
1.° – Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min21s962
2.° – Jenson Button (ING/McLaren), 1min22s084
3.° – Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min22s293
4.° – Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min22s433
5.° – Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min22s623
6.° – Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min22s675
7.° – Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min23s027
8.° – Nico Hulkenberg (ALE/Williams), 1min23s037
9.° – Robert Kubica (POL/Renault), 1min23s039
10.° – Rubens Barrichello (BRA/Williams), 1min23s328
11.° – Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min23s199
12.° – Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min23s388
13.° – Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), 1min23s659
14.° – Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1min23s681
15.° – Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), 1min23s919
16.° – Pedro de la Rosa (ESP/Sauber), 1min24s044
17.° – Jarno Trulli (ITA/Lotus), 1min25s540
18.° – Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), 1min25s742
19.º – Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), 1min25s774
20.° – Vitaly Petrov (RUS/Renault), 1min23s819 *
21.° – Lucas di Grassi (BRA/Virgin), 1min25s974
22.° – Bruno Senna (BRA/Hispania), 1min26s847
23.° – Sakon Yamamoto (JAP/Hispania), 1min27s020
24.° – Timo Glock (ALE/Virgin), 1min25s934 **
* Punido com a perda de 5 posições por ter atrapalhado Glock no treino
** Punido com a perda de 5 posições por ter trocado o câmbio
