Uma festa para ser boa tem que durar mais de um dia. Em Mar Vermelho vai ser assim: um final de semana de muita euforia com a chegada da Caravana Cultural. Até sábado (12), a cidade recebe várias manifestações de arte e cultura.
Pelo pequeno município do Agreste vão passar mais de 15 atrações que vão desde oficinas de artesanato criativo até apresentação de música erudita. Boa parte delas é produzida pelos Pontos de Cultura. Também tem cinema, teatro, dança e folclore. É a arte chegando mais perto dos mais de quatro mil habitantes da cidade.
A Caravana Cultural é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) que no último mês de novembro, também viajou para Marechal Deodoro, Campo Alegre, Boca da Mata e Teotônio Vilela.
Nesta edição, a grande novidade é a inclusão de programação audiovisual. Por meio do Ponto de Cultura Lumiar, da ONG Candeeiro Aceso, o município de Mar Vermelho assiste ao melhor dos filmes de animação. Os integrantes da entidade fizeram uma seleção de curtas metragens exibidos nos Festivais do Minuto e Anima Mundi.
“Queremos promover um encontro dinâmico. Por isso, estamos selecionando diversos filmes de animação. A exibição de longas metragens não é ideal para esse tipo de evento”, explicou Alberio Carvalho, coordenador do projeto Lumiar que, desde 2004 transformou-se em Ponto de Cultura cadastrado pelo Ministério da Cultura (MinC).
A mostra de curtas metragens será nesta sexta, na praça principal da cidade. Outra boa atração será o concerto de música erudita do grupo Vivace. Na Caravana Cultural em Marechal Deodoro, o grupo encantou a população ao tocar dentro do Convento São Francisco, como parte da programação de educação patrimonial.
As apresentações em Mar Vermelho encerram a programação da Caravana Cultural deste ano. Em 2010 tem mais. É só aguardar!