Neste domingo, 20 de agosto, começa a festa em homenagem ao padroeiro do bairro Santo Antônio, conhecido historicamente como Barro Vermelho, em Penedo. Este ano o evento terá uma novidade.
Como anunciado nas redes sociais e visando fortalecer a cultura e a religiosidade popular no município, a partir das 8 da manhã, devotos do santo estarão reunidos para saírem em busca do mastro de Santo Antônio.
O ponto de saída para a busca será na Fazenda do Quidinho.
Durante a procissão, o mastro será levado pela população e passará por diversas ruas. Segundo a tradição, quem conseguir tocar no “Mastro de Santo Antônio” vai se casar no ano seguinte.
No mesmo dia, cavaleiros e amazonas se reúnem em uma bonita festa para celebrar o santo. Como todos os anos, a concentração será na porta da Igreja de Santo Antônio. Assim como nas edições anteriores, a comitiva sairá com muita animação pelas principais ruas da cidade, acompanhada de bandas e de aboiadores. Logo após o passeio, que irá até a zona rural, os participantes retornarão para o local de saída.
O trezenário segue durante os dias seguintes com manifestações culturais, celebrações diárias e muita festa para os ribeirinhos.