Uma tarde de sábado (12) para relembrar brincadeiras esquecidas
Eu tive infância. E você? Bons tempos quando brincávamos de pião, bola de gude ou ximbra, perna de pau. E de corrida de ovo, ou melhor, de corrida de saco. Brincadeiras inocentes, mas que trazia alegria, nos aproximava de outras crianças. O inverso dos dias atuais. Quando essas brincadeiras perderam espaço com o avanço dos processos tecnólogicos.
Mas, se depender de uma pessoa, que anualmente participa da organização da festa na tarde de sábado, jamais será esquecida. Nesta tarde (12), ao lodo da pequenina Igreja de Santa Cruz, no bairro de mesmo nome, as crianças puderam realmente se divertir. O sábado foi animado com corrida de saco, corrida de ovo, corrida de cavalinho de pau e sem esquecer o divertido quebra pode, recheado de guloseimas. Nessa tarde voltada para a criança, também teve a divertida corrida de jegue.
“Essa tarde voltada a criançada é realizada pelos moradores da comunidade a mais de 40 anos. E o nosso grande propósito é fazer com essas brincadeiras não sejam esquecidas. Nós vivenciamos tudo isso e não podemos deixar que elas fiquem apenas nas nossa memórias”, contou Joaquim Reis, um dos organizadores.
É ou não é?
Ainda na tarde, o público presente pode prestigiar a engraçada corrida de jegue. A disputa acirrada contou com três animais. Ao término, uma engraçada confusão para a comissão organizadora resolver. O grande vencedor, após cruzar a linha de chagada, descobriu-se que não se tratava de um jegue, e sim um burro. Seguindo as regras da divertida competição, apenas era permitida a participação de jegue.
Diante do protesto dos outros dois jóqueis, a comissão organizadora revolveu desclassificar o primeiro colocado, que passou para a última colocação. Sendo vencedor, o segundo colocado, o jeguinho de 17 anos, “Charmoso”, com o jóquei, Genildo Xavier. A dupla vencedora levou para casa R$ 250. “O Charmoso é valente, ele é criado na vítamina e no capim verdinho. O bichinho é velhinho, mas nunca me deixou na mão”, brincou Xavier, jóquei e proprietário do “Charmoso”.
Classificação das brincadeiras
Corrida de saco
1 José Tárcio
2 Eric
3 Roberto
Corrida de ovo
1 Ruan
2 José Tárcio
3 Robert
Corrida de cavalinho de pau
1 Israel Romam
2 José Tárcio
3 Robert
Quebra pode
Luciano Farias
Corrida de jegue
1 Genildo Xavier
2 Vitor Farias
3 Luciano Farias
