O uso do carro-de-boi pelos agricultores sertanejos é uma tradição da época do Brasil Colônia. O veículo ainda hoje é utilizado para o transporte da produção, para o deslocamento na zona rural e também para ir à feira na cidade vender ou comprar alguma coisa. Na época do plantio de milho e feijão, os bois são usados para puxar o arado de tração animal e arar a terra.
É com a intenção de fortalecer essa tradição que será realizada, em Santana do Ipanema, a Festa do Carro-de-Boi, entre os dias 21 e 23 de outubro. São esperados cerca de 350 carreiros do município e também de Poço das Trincheiras, Maravilha, Ouro Branco, Olho D’Água das Flores, Olivença, Carneiros, Senador Rui Palmeira e São José da Tapera.
A concentração começa na sexta-feira (21) e será no Parque de Exposições Izaías Vieira Rego, na entrada da cidade. Até o sábado (22), os carreiros ficarão reunidos, participando de conversas, trocando experiências, ouvindo e tocando toadas, contando histórias e decorando os carros e os animais.
“Não é preciso fazer pré-inscrição. Cada carreiro receberá seu kit no local. No domingo, todos eles saem em passeata pelas ruas de Santana do Ipanema”, informou o engenheiro agrônomo Miguel Oliveira, gerente regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri). Ao final, haverá premiações para o carro mais enfeitado, a parelha de bois mais bonita e o carreiro mais equipado.
A realização da festa é uma iniciativa da Associação dos Carreiros e tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Seagri, da Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, Banco do Brasil e Banco do Nordeste.