A tradicional festa de Halloween, mais comum nos países anglo-saxônicos, em especial nos Estados Unidos, vem se tornando cada vez mais conhecida e festejada no Brasil. No Colégio Tiradentes a data, comemorada no último dia 31 de outubro, trouxe à tona uma boa discussão: a importância de um segundo idioma.
Travessuras e gostosuras deram espaço para muita cultura e criatividade. Por uma semana, a tradicional sala de aula foi decorada por fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros e até personagens como Drácula e Frankestein, com direito a sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.
A iniciativa do professor Mário Jorge, titular da Língua Inglesa no CPM, foi fortalecer a conversação entre os alunos no idioma estrangeiro, através do contato com a cultura inglesa de forma lúdica e divertida.
“Quando o aluno tem esse contato mais direto com as tradições de um determinado país, ele terá mais interesse em estudar e melhorar cada vez mais o seu vocabulário e pronúncia. As atividades foram programadas para estimular a conversação do idioma inglês, através de filmes, brincadeiras e desfile de fantasias”, explicou o professor.
Alunos do 6º ano do ensino fundamental a 3ª série do médio capricharam nas fantasias, nas maquiagens extravagantes e, especialmente, na conversação que marcou as apresentações relacionadas ao Dia das Bruxas.
Segundo a diretora pedagógica Salete Omena, todas as atividades ligadas ao Halloween incentivaram a busca do conhecimento.
“A festividade reforça o ensino do inglês aplicado na sala de aula e promove a troca de experiência de alunos de diferentes turmas, ajudando na integração da comunidade escolar”, declarou.
