×

Cultura

“Ferrugem” e “Benzinho” são os grandes vencedores do 46º Festival de Gramado

O longa-metragem “Ferrugem”, de Aly Muritiba foi o grande vencedor do 46º Festival de Gramado. Além do prêmio de Melhor Longa-Metragem Brasileiro, ganhou o Kikito nas categorias Melhor Roteiro (Jessica Candal e Aly Muritiba) e Melhor Desenho de Som (Alexandre Rogoski).

“Benzinho”, de Gustavo Pizzi, foi outro destaque da cerimônia, com quatro prêmios. Venceu Melhor Atriz (Karine Telles), Melhor Atriz Coadjuvante (Adriana Esteves), Melhor Filme do Júri Popular e da Crítica.

O longa “10 segundos para vencer” levou os prêmios de Melhor Ator (Osmar Prado) e Melhor Ator Coadjuvante (Ricardo Gelli). Já o filme “A voz do silêncio” recebeu as estatuetas de Melhor Direção (André Ristum) e Melhor Montagem (Gustavo Giani).

“Simonal” foi consagrado com três prêmios técnicos: Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia.

Única animação da competição brasileira de longas e o representante gaúcho da mostra, “A cidade dos piratas” recebeu uma menção honrosa do júri.

A animação “Guaxuma”, de Nara Normande, foi o ganhador do Kikito de Melhor Curta-Metragem Brasileiro. Outros curtas-metragens vencedores foram “A Retirada de um Coração Bruto”, de Marco Antônio Pereira, por Melhor Ator (Manoel do Norte), Melhor Trilha e Melhor Roteiro e “Nova Iorque”, de Leo Tabosa, por Melhor Fotografia e o Prêmio Canal Brasil de Curtas.

Entre os longas estrangeiros, o filme paraguaio “Las Herederas” saiu consagrado com quatro Kikitos: Melhor Filme, Melhor Diretor (Marcelo Martinessi), Melhor Roteiro e Melhor Atriz, cujo prêmio foi dividido entre as protagonistas Ana Brum, Margarita Irun e Ana Ivanova. “Las Herederas” também foi o favorito do público.