O brasileiro Felipe Massa, após deixar o motorhome da escuderia Ferrari, domingo no circuito da Catalunha, em Barcelona, e explicar que seu carro não consegue fazer os pneus trabalharem corretamente, teve o apoio do diretor geral da Ferrari, Stefano Domenicali, que também conversou com os jornalistas. O chefe da equipe italiana confirmou a explicação de Massa: “Precisamos urgentemente entender as razões de isso estar acontecendo.” Suas palavras claramente procuravam isentar o piloto de responsabilidade na falta de melhores resultados nos últimas três etapas: 7.º na Malásia, 9.º na China e 6.º na Espanha, domingo.
Coincidentemente, nessas mesmas três provas, o companheiro de Massa, o espanhol Fernando Alonso, abandonou por quebra do motor na Malásia, classificou-se em 4.º na China e foi 2.º em Barcelona. Alonso também lamenta os problemas com o modelo F10 da Ferrari. Suas críticas são semelhantes às de Massa, mas menos contundentes. “Precisamos continuar trabalhando. Ficou claro aqui na Espanha que a principal diferença do nosso carro para o da Red Bull é a maior eficiência aerodinâmica de nosso adversário.”
Massa deu detalhes de suas dificuldades: “Eu parei para trocar os pneus macios pelos duros a fim de tentar melhorar meu ritmo”, disse. “Mas meus tempos continuaram os mesmos, assim como os problemas de equilíbrio, em especial na última parte do traçado.” Nos treinos livres, os pneus duros lhe deram maior velocidade. “Não consigo ter o carro como possuía nos testes de inverno e no GP do Bahrein (primeiro do campeonato).”
Domenicali afirmou no domingo: “Já estamos investigando.” Quinta-feira, Massa e seus técnicos terão importantes elementos para tentar compreender o que se passa. É que ele vai participar dos primeiros treinos livres do GP de Mônaco com os mesmos pneus disponibilizados pela Bridgestone no Bahrein, os super macios e os médios. Nas demais provas, foram os macios e os duros, o que explica em parte o que se passa com Massa.
Apesar de pilotar um carro com comportamento semelhante ao de Massa, Alonso está conseguindo algo mais. São características dos dois pilotos. Com um carro equilibrado, que corresponde ao seu estilo de conduzir, Massa é um dos pilotos mais velozes da F-1. Já Alonso parece estar sendo, infinitamente, mais capaz de tirar alguns décimos de segundo a mais do modelo F10.