×

Negócios/Economia

Ferramentas otimizam visualização de dados para potencializar tomada de decisões

Otimizar cada vez mais os processos e procedimentos da administração pública é uma das metas do Governo Renan Filho. Trabalhando com base nesse propósito, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) vem alinhando suas atividades a ferramentas de mineração de dados que devem potencializar a tomada de decisões em vários âmbitos da máquina pública alagoana.

Com forte capacidade de processamento, os softwares utilizam um grande volume de dados, que são trabalhados pela equipe da secretaria para extrair informações que podem auxiliar a gestão de forma prática e assertiva. O intuito, segundo o superintendente de Planejamento e Políticas Públicas da Seplag, Israel Lins, é, justamente, facilitar a visualização e compreensão dos dados, tornando-os mais acessíveis para o fomento de políticas públicas no Estado.

“A partir dessas plataformas, conseguimos fazer uma análise mais completa dos números e informações que coletamos e, além disso, realizar com mais praticidade o cruzamento desses dados. Nós podemos, por exemplo, cruzar informações entre um sistema da folha de pagamento do Estado, da perícia médica e de processos correntes na pasta. Com isso, ganhamos em celeridade e conseguimos fazer estudos mais aprofundados de vários aspectos da administração pública”, explica o superintendente.

De acordo com Israel, a Seplag já desenvolveu painéis para auditoria da folha de pagamento do Estado, para acompanhamento de trâmite de processos, para visualização de entregas do Planejamento Estratégico da Secretaria, supervisão da vida funcional dos servidores, automatização do Índice de Preços do Consumidor (IPC) de Maceió, entre outros.

“Além desses, começamos, também, a pensar em painéis que podem contribuir com a gestão de outras áreas. Inicialmente, construímos um com a temática de Educação, que conta com diversas informações sobre as nossas escolas estaduais, e um com dados socioeconômicos das grotas de Maceió, que já, inclusive, auxiliou o trabalho do projeto Vida Nova nas Grotas, desenvolvido nos assentamentos da capital”, complementa Israel.