O senador Fernando Collor (PTB-AL), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), comunicou em Plenário nesta quinta-feira (7), que a comissão realizará um ciclo de debates intitulado Rumos da Política Externa Brasileira. De acordo com ele, o objetivo dos debates é “aprofundar o exame de grandes temas no âmbito da política externa do Brasil e da sua defesa nacional”.
O ex-presidente da República informou que haverá cinco ciclos temáticos, divididos em 25 painéis de discussões. De acordo com o parlamentar, o ciclo de debates terá seu foco inicial na crise no mundo árabe, analisando “seus possíveis desdobramentos e reflexos nos segmentos da geopolítica e das relações multilaterais, da paz e segurança no mundo, no campo da economia e finanças, e do comércio exterior”.
Serão convidados para os debates “renomados especialistas e estudiosos do mundo acadêmico, diplomático, militar e da iniciativa privada”. De acordo com o representante alagoano, serão abordados temas como a atividade de inteligência; os mercados comuns e as áreas econômicas mundiais; a estratégia nacional de defesa; as questões que envolvem o terrorismo, o narcotráfico e a vigilância das fronteiras; as políticas ambientais; e o papel das instituições na nova configuração geopolítica do mundo.
O ciclo de debates terá início no próximo dia 11 de abril, às 18 horas, na sala de reuniões da Comissão. Com audiências sempre às segundas-feiras, se estenderá até 23 de abril de 2012.
O senador disse que esse ciclo de debates foi inspirado em outros, realizado pela Comissão de Serviços de Infraestrutura em 2009 e 2010 (então sob a sua presidência), sobre os gargalos da infraestrutura brasileira e as deficiências na formação e capacitação profissional dos trabalhadores do país. Essas dificuldades, assinalou o parlamentar, vêm agora sendo destacadas pela imprensa nacional como algumas das principais dificuldades que o país vai enfrentar na busca pelo desenvolvimento.
Em aparte, o senador Benedito de Lira (PP-AL) parabenizou o colega de bancada pela iniciativa.