O feriado municipal em Penedo mobilizou centenas de pessoas para celebrar a padroeira da cidade, Nossa Senhora do Rosário, que teve a imagem conduzida em carro aberto pelas principais ruas, no período da tarde, acompanhada por fiéis católicos que juntos entoaram hinos de louvor e saudação à santa padroeira.
Nas primeiras horas da manhã, centenas de fiéis participaram na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no centro histórico da cidade, de uma missa celebrada com a participação de vários sacerdotes da Diocese de Penedo. Antes da celebração, flores de várias cores já chegavam à igreja para que logo depois a charola que conduziria a imagem fosse ornamentada.
A procissão saiu da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, devido à Catedral Diocesana ainda estar sofrendo um processo de reforma que se iniciou há três anos e deve permanecer por mais algum tempo, sendo que os recursos para toda a reforma têm sido conseguidos aos poucos.
O bispo diocesano Dom Valério Breda e o sacerdote Cristiano Firmino, pároco da igreja mãe da diocese, conduziram juntos a imagem de Nossa Senhora do Rosário até a Igreja onde a imagem da santa permanecerá até o término da reforma da catedral, sendo finalizada a procissão com a bênção dada pelo pastor maior da diocese a todos fiéis católicos que acompanharam o trajeto pelas estreitas ruas da histórica cidade.