×

Penedo

‘Feras’ comemoram em Penedo aprovação no vestibular Ufal

Trote do vestibular Ufal em Penedo

Os novos alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) que residem em Penedo comemoraram a aprovação no vestibular 2011 no final da tarde desta sexta-feira, 21. O anúncio da lista dos ‘feras’ foi realizado na sede da unidade de ensino da Ufal na cidade onde a instituição oferta os cursos de Turismo e de Engenharia de Pesca.

O trote realizado em clima de confraternização, com banho de piscina, mela-mela e corte de cabelo ou de sobrancelha, reuniu universitários e os que aguardavam com ansiedade a inclusão do nome na relação lida pontualmente às 17 horas, assim que o coordenador de extensão da Ufal, José Roberto Santos chegou à cidade onde nasceu. Satisfeito pela honra de retornar ao berço, ele deu início à divulgação que aconteceu de forma simultânea em todas as cidades onde a Ufal está sediada.

Primeiro 'fera' no trote passou em Engenharia de Pesca

O primeiro a cair na piscina, ou melhor, a ser jogado nela foi Leandro Bertulino da Silva, 17 anos, aprovado para Engenharia de Pesca, curso que em 2011 chega com sua primeira turma ao 10º período e apenas oito alunos em condições de concluir a graduação no final do ano. Muitos abandonaram e os que persistiram ainda vão ter que fazer a extensão e a monografia com mais três disciplinas que deixaram de ser ofertadas em 2010 por falta de professor.

No vestibular 2011, a concorrência registrada para Eng. de Pesca foi de 2,2 por vaga, proporção para os 87 candidatos que disputaram as 40 vagas do curso de cinco anos, disponível apenas no período diurno.

Além de ter conquistado uma das vagas e o banho, Leandro Bertulino também ganhou um novo corte de cabelo. Já seu colega William Miguel, 17 anos, escapou do ‘batizado’ porque sofreu uma contusão em seu pé direito durante uma partida de futebol. Com o pé engessado e apoiado em uma bengala, ele também ouviu seu nome na lista dos aprovados para o curso de Engenharia de Pesca, e não Turismo, com escrito anteriormente.

Aprovados em Ciências da Computação vão estudar em Arapiraca

Quem também esteve na festa foi Rafael Batista Santos, 19 anos. Ex-aluno da Escola Nossa Senhora de Fátima, ele fez cursinho em Arapiraca durante seis meses, saindo e voltando para Penedo todos os dias, rotina que vai manter pelos próximos anos porque ele optou por tentar ingressar em Ciências da Computação, curso disponível no município agrestino, sede do campus responsável pelas unidades Penedo, Viçosa e Palmeira dos Índios, extensões que caminham para alcançar autonomia administrativa.

Em suas viagens diárias, Rafael Batista deverá ter a companhia de Diego dos Santos Lima, 17 anos, ex-aluno da escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto e que também foi aprovado para Ciências da Computação. Quem não comemorou foi Roanne de Andrade e Carvalho, 19 anos. Natural de Minas Gerais e morando em Penedo há três meses, ela tentou ingressar no curso de Turismo, mas não foi aprovada.

O vestibular 2011 para o curso de Turismo atraiu 57 candidatos na disputa por 40 vagas (concorrência de 1,4), sendo que na primeira turma irão constar os nomes de Clara Maria Santos Silva, 20 anos e Rodrigo Menezes, 19 anos, novatos que compareceram ao trote em Penedo.

Quem quiser consultar a lista completas de aprovados no vestibular Ufal 2011 pode acessar a página eletrônica da Comissão Permanente de Vestibular da institução clicando AQUI .