Jogadores chegaram felizes e sorridentes
A seleção brasileira masculina de vôlei, tricampeã mundial, desembarcou na manhã desta TERÇA-FEIRA (12.10) em São Paulo. Na bagagem, um peso extra que a equipe já está acostumada a carregar: medalhas de ouro e mais um troféu. O time comandado pelo técnico Bernardinho chegou ao Brasil depois de vencer Cuba por 3 sets a 0, no último domingo, em Roma, na Itália, e conquistar mais um título mundial (2002, 2006 e 2010).
Após desembarcarem no Aeroporto de Guarulhos, os jogadores seguiram para um hotel, onde concederam uma entrevista coletiva para a imprensa. O técnico Bernardinho ficou na Itália com a família e só retornará ao Brasil na próxima quinta-feira (14.10).
Os jogadores foram recepcionados pelo presidente da Confederação Brasileira de Voleibol, Ary Graça, que exaltou a bravura dos campeões mundiais. “Esse campeonato foi uma guerra com várias batalhas. E os jogadores conseguiram se superar. Só tenho elogios para esta equipe. Eles foram verdadeiros guerreiros”, destacou Ary Graça, que agradeceu o apoio do Banco do Brasil, patrocinador oficial do voleibol brasileiro.
“Faço questão de fazer uma menção especial ao Banco do Brasil, que acredita e confia no nosso trabalho há 20 anos. Sem o apoio deles nada disso seria possível”, completou o presidente.
Mesmo sem ser titular durante o Campeonato Mundial, o ponteiro Giba foi o líder da equipe na conquista do tricampeonato. O capitão destacou o excelente trabalho de renovação realizado na seleção brasileira.
“Estamos felizes demais por mais este título. Vai uma geração, vem outra, e continuamos vencendo. O segredo do sucesso é o trabalho desenvolvido desde as seleções de base e a estrutura ideal que temos em Saquarema”, disse o campeão olímpico, referindo-se ao Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, que fica na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.
Do atual grupo, Giba, Rodrigão e Dante foram os únicos que participaram das três conquistas. “É difícil comparar os títulos. Foram gerações diferentes. Mas o que todos esses campeonatos tiveram em comum foi que todos foram guerras constantes. A nossa equipe sempre cresce nas dificuldades, principalmente nos momentos decisivos”, disse Giba.
Nove vezes campeão da Liga Mundial, o time do Brasil igualou o feito da Itália e conquistou o tricampeonato mundial consecutivo. Para chegar a mais um título, os brasileiros venceram Tunísia, Espanha e perderam para Cuba na primeira fase. Em seguida, ganharam da Polônia e perderam para a Bulgária. Nas quartas-de-final, a República Tcheca e a Alemanha foram os adversários batidos. Nas semifinais, a vitória foi sobre os donos da casa, a Itália.
Melhor jogador do mundo, Murilo exalta o grupo
Além do ouro, o Brasil trouxe outro prêmio para casa. Murilo foi eleito o melhor jogador do Campeonato Mundial. “Saímos vitoriosos porque o grupo é muito forte. A equipe esteve unida desde o início da preparação. Este título é também para aqueles jogadores que nos ajudaram nos treinamentos, mas que não puderam disputar o Mundial”, disse o atleta, que tem dois títulos mundiais no currículo (2006 e 2010), além da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim/2008.
“É difícil de acreditar que entre tantos jogadores de alto nível, eu fui escolhido o melhor. Acho que a ficha ainda não caiu. Fiquei muito feliz com o prêmio e divido esta conquista com todos os meus companheiros. Foram eles que me fizeram chegar até aqui”, destacou Murilo.
Bruno: “superação foi segredo da vitória”
Antes mesmo da estreia no Mundial, o levantador Bruno precisou segurar as pontas da equipe, já que o companheiro de posição, Marlon, sofreu uma colite (inflamação no intestino) e ficou de fora das duas primeiras fases da competição. Mesmo assim, Bruno não desanimou e precisou superar mais um obstáculo. Nas semifinais, sofreu uma entorse no tornozelo e jogou a decisão no sacrifício.
“O segredo desse time foi que em momento algum nos acomodamos. A superação foi o segredo da vitória. Apesar de ser um grupo diferente das demais conquistas, a filosofia da equipe é a mesma de sempre. Esses caras mais velhos sempre nos passaram muita vontade de vencer e determinação em busca dos nossos ideais”, destacou o levantador.
O próximo Campeonato Mundial será disputado em 2014, na Polônia. Em 2011, a seleção masculina terá os seguintes desafios: Liga Mundial, Jogos Pan-Americanos, Campeonato Sul-Americano e Copa do Mundo.
