Os 50 comerciantes do Mercado do Artesanato, que foram transferidos ao longo da semana passada, já estão trabalhando nos estandes montados pela Secretaria Municipal de Abastecimento (Semab). A relocação atende a exigências técnicas para o início da obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e os estandes, que hoje acomodam os feirantes, estão localizados no pátio do próprio pavilhão.
Os permissionários, que trabalhavam colados à lateral do mercado, ao lado da linha férrea, estão ocupando espaços individuais com mais de dois metros de área, equipados com cobertura e piso adequados. Todos os estandes foram numerados e a distribuição dos comerciantes nos espaços foi feita através de sorteio. Além da relocação, a Semab também efetuará a reforma da parte superior do mercado para futura acomodação dos feirantes.
Segundo Carlos Ronalsa, secretário municipal de Abastecimento, a expectativa do órgão é que o prazo de permanência neste novo local não ultrapasse os três meses. “A transferência é necessária porque precisamos derrubar o muro que passa ao lado da linha férrea, ampliando a área para os cinco metros de cada lado que são exigidos para a obra do VLT. Mas fomos sensíveis às necessidades dos feirantes, montando estandes que possuem estrutura para que os permissionários possam continuar desenvolvendo suas atividades sem prejuízos”, disse Ronalsa.