
Produtos cultivados garantem qualidade e sabor
A população de São José da Tapera, no Sertão, terá nesta quarta-feira (25) acesso a produtos saudáveis e a preços populares, oriundos de pequenas propriedades da região, durante a II Feira da Agricultura Familiar, na praça central da cidade.
O evento é organizado pela Prefeitura Municipal de São José da Tapera, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e a Organização Não-Governamental Cactus. Mais de 20 agricultores familiares da região vão levar seus produtos, que incluem frutas, hortaliças, pimenta, macaxeira, aves, leite, mel, doces e bolos.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Francisco Pereira, a feira é um processo solidário entre produtores e consumidores. “Essa feira promove a geração de renda para o pequeno agricultor, pois nesse espaço não existe a figura do atravessador”, disse, ressaltando também que a feira demonstra a organização dos agricultores e agricultoras da região e que alguns dos produtos são orgânicos.
Segundo ele, é a organização dos pequenos produtores em associações e cooperativas que possibilita a venda dos produtos deles para a merenda escolar em São José da Tapera. “A prefeitura já compra mel, leite de cabra, achocolatado e filé de peixe tilápia”, salientou.
Para o gerente regional da Seagri, Miguel Oliveira, os agricultores familiares de todas as regiões do Estado que estiverem produzindo e tiverem interesse em comercializar, terão o apoio da Secretaria.
Oliveira ressaltou que, na II Feira da Agricultura Familiar de São José da Tapera, serão encontrados feijão de corda e milho produzidos a partir das sementes entregues pela Seagri por meio do Programa de Sementes. “Além de milho, teremos lá os derivados, como pamonha e canjica”, finalizou.