Como traduzir Alagoas? Estado com mistura de raças, sabores, cultura e tradição. São 102 municípios que dão vida ao pastoril, guerreiro, coco de roda, chegança. Ainda tem os mestres do bilro, do barro, da renda, da palha e da madeira. De 25 a 28 de março Alagoas esteve representada em um único local: a Feira de Negócios dos Municípios Alagoanos.
Realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, a feira foi sucesso de público e movimentou a economia do Estado. Em 2010, quarta edição do evento, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) provou que arte e cultura geram ocupação, renda e desenvolvimento local.
Com a realização paralela do I Congresso Alagoano dos Municípios, prefeitos e servidores debateram os temas mais relevantes das políticas públicas. Além disto, a cultura popular esteve em evidência com apresentações dos mais tradicionais grupos folclóricos do Estado.
“Estou encantada com a arte popular de Alagoas. É totalmente diferente do que vejo no meu Estado. Em São Paulo, eu só tinha escutado falar do Nelson da Rabeca. Não sabia que Alagoas tinha tanta coisa”, disse a turista paulista, Lia Pereira.
Destaques – A programação da Feira de Negócios dos Municípios Alagoanos foi encerrada na noite do domingo (28) com premiação para os municípios que tiveram estande destaque durante os quatro dias de realização do evento.
A cidade de Penedo ganhou como melhor indumentária dos expositores; o município de São Sebastião foi escolhido na forma de atrair os visitantes, já Major Izidoro ganhou no quesito criatividade na decoração e ornamentação do estande.
A seleção dos estandes foi realizada por uma comissão julgadora composta por três jurados: a designer alagoana Vânia Amorim; o jornalista Esdras Gomes e o diretor de relações institucionais da Braskem, Milton Pradines. Os municípios vencedores receberam troféu da AMA e a garantia de participação na próxima edição do evento, anunciada para 2011.
Além da premiação para os três estandes, a AMA também fez sorteio de um trator. O sorteio do veículo era uma solicitação dos prefeitos para contribuir para o desenvolvimento dos municípios e ajudar os pequenos produtores. A cidade de Coruripe foi a sorteada.
“O sorteio do trator foi feito entre os municípios que participaram na Feira. Ano que vem, queremos fazer o evento ainda maior e melhor”, declarou o vice-presidente da AMA, prefeito de Capela, João de Paula.