
Uma verdadeira homenagem à cultura popular em Alagoas. Essa é a ideia da organização da Feira de Negócios dos Municípios Alagoanos ao batizar cada espaço do evento com os nomes dos patrimônios vivos do Estado. A feira começa na próxima quinta-feira (25) e segue até domingo (28) no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.
“Pensamos em divulgar a cultura tradicional e regional de Alagoas. Ao nomear cada rua e espaço da feira com o nome dos mestres, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) promove as diversas manifestações culturais”, falou a coordenadora da Feira, Mônica Suruagy.
Ao todo são 21 patrimônios vivos reconhecidos pelo Governo do Estado. Segundo a Lei Estadual nº 6.513/04, patrimônios vivos são aquelas pessoas que detenham conhecimentos ou técnicas necessárias para a preservação de aspectos da cultura tradicional ou popular de uma comunidade estabelecida em Alagoas.
Quem visitar a Feira dos Municípios também vai conferir uma decoração com 28 chapéus de guerreiro do mestre Benon. Benedito Pinto da Silva integra a lista de patrimônios vivos do Estado desde 2006. Nasceu em Pernambuco, mas com dois meses veio para Alagoas e adotou o guerreiro de Alagoas como opção de vida.
Quer saber mais sobre a vida de Benon e dos outros vinte mestres? Visite a Feira de Negócios dos Municípios Alagoanos. A entrada é gratuita.