
As baianas da MestraLuziaSimoesforam destaque na Feira dos Municipios
De 25 a 28 de março a cultura popular esteve em evidência em Maceió. O palco foi a quarta edição da Feira de Negócios dos Municípios Alagoanos, realizada no Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso, em Jaraguá.
Dos cerca de 60 grupos que se apresentaram na feira, destaque para as Baianas de Coqueiro Seco. O grupo era comandado pela Mestra Luzia Simões, falecida em fevereiro deste ano. Desde a morte da Mestra, as baianas ainda não tinham se apresentado em um grande evento.
“É muito triste a falta que faz Dona Luzia. Foi uma perda enorme para todos nós. Mas vamos continuar a missão deixada por ela”, falou – com olhos cheios de lágrimas – Lucimar Alves, amiga e braço direito da Mestra.
Além dos grupos experientes, a Feira dos Municípios também teve espaço para novatos. No sábado (27), o Reisado Pró-Jovem de Poço das Trincheiras provou que o resgate da cultura popular é uma ação que dá certo nos municípios.
No Reisado, não faltaram os trajes de cetim colorido, chapéu de aba larga guarnecidos de espelhos e fitas variadas. Também estavam presentes o rei, rainha, coringa, mestres e contramestres. No rosto dos personagens, era visível a euforia.
“Estamos muito felizes, pois esta é a primeira vez que a gente se apresenta fora de Poço das Trincheiras”, disse Rafael Henrique. O menino, 17 anos, representou o coringa.
Para Gin Santos, coreógrafo do Coco de Roda de São Luís do Quitunde, trabalhar folclore com adolesceste é uma tarefa gratificante. “A gente tenta mostrar aos meninos que folclore é tradição. Eu não gosto de interferir nos costumes. Ensino aos jovens que é importante preservar a tradição”, explicou o professor da dança.
As apresentações culturais da Feira dos Municípios foram encerradas no domingo (28) com destaques para o pastoril de Craíbas; a quadrilha de Ouro Branco; grupo afro maculelê de Delmiro Gouveia e os Quilombos de Limoeiro de Anadia.