×

Maceió

Feira do Peixe Vivo começa nesta terça, 26, no Parque da Pecuária

Consumidor poderá escolher peixe antes de ser abatido, o que agrega qualidade ao produto adquirido

A Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq) tem como um dos principais objetivos potencializar o consumo de pescado em Alagoas. Com a aproximação da Semana Santa – época do ano em que a procura se intensifica -, o secretário Regis Cavalcante lança nesta terça (26) a Feira do Peixe Vivo, com o lema Coma Peixe Sempre. A feira acontece no Parque da Pecuária, das 8h às 13h, e segue até quinta-feira (28).

A ideia da Feira do Peixe Vivo surgiu da necessidade de fortalecer os programas da Sepaq, alinhados com a grande demanda por pescado que o período da Semana Santa requer. O grande diferencial é que o consumidor poderá escolher seu pescado ainda vivo. Em seguida, será levado para a área de processamento, onde será abatido e tratado com o corte que o comprador quiser.

Segundo Regis Cavalcante, o evento deverá ser fixo para que a comercialização do pescado aumente e torne-se um bom negócio, principalmente para os pescadores e piscicultores do Estado.

“Estamos nos mobilizando para que essa edição da Feira do Peixe Vivo seja a primeira de muitas até que se torne fixa. O preço será o mesmo encontrado no mercado ou até mais em conta. Além disso, estamos trabalhando para que, mensalmente, o alagoano identifique que lá vai encontrar pescado de qualidade, fresco e que será tratado na hora, seguindo todos os padrões de higiene”, comentou o secretário.

De acordo com o superintendente de comercialização da Sepaq, Edson Maruta, todos os programas da pasta serão contemplados. “Produtores do Alagoas Mais Peixe, ostras, camarão, sururu e até jacaré estão previstos para comercializar seus produtos. Queremos aproveitar a parceria de outras entidades do Governo e também da Associação dos Criadores de Alagoas na disponibilização do local e de material para fazer do evento, um ponto de comercialização de pescado referência no Estado”.

Produtores dos municípios de Junqueiro e Igreja Nova, participantes do programa Alagoas Mais Peixe, vão trazer, respectivamente, 300 quilos de tilápia e 100 quilos de tambaqui para comercializar na Feira do Peixe Vivo.

Também estarão disponíveis ostras trazidas pelos ostreicultores da Barra de São Miguel e Coruripe, com o diferencial que serão depuradas. Camarão e peixes marinhos de produtores de Piaçabuçu também estarão disponíveis, bem como todos os tipos de mariscos.

Novidade

A Feira do Peixe Vivo vai comercializar aproximadamente 100 quilos de carne e moqueca pré-cozida de jacaré, vindas de um criatório de Fernão Velho, em Maceió. E as piscicultoras do cultivo de Palmeira Alta, em Penedo, vão trazer bolinho e filé de tilápia.