Valorizar a cultura local e utilizar a iconografia alagoana foram algumas das estratégias utilizadas na hora de elaborar a programação cultural da Feira do Empreendedor 2013, que será realizada de 09 a 12 de outubro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. Entre os artistas que se apresentarão, todos alagoanos, estão Nelson da Rabeca, Chau do Pife, CoretFal, Coletivo Afrocaeté, Cia de Teatro da Meia Noite, entre outros.
De acordo com Vanessa Fagá Rocha, gerente da Unidade de Turismo e Economia Criativa do Sebrae Alagoas, a proposta foi que, em todos os detalhes, fosse valorizada a cultura local, e que essa visão de “cultura” fosse mostrada de forma ampla, como de fato é.
“Quando a gente fala de programação cultural e valorização da cultura local, as pessoas imaginam logo um grupo de folguedo. Isso, de fato, faz parte, mas é apenas um pedaço de um todo que é muito mais amplo e rico. A identidade de Alagoas está no seu artesanato, na gastronomia, nas paisagens. A ideia é que toda a feira tenha um conceito que identifique a iconografia alagoana; desde elementos no lanche servido na sala VIP, até a ambientação dos espaços”, destacou Vanessa.
Segundo a gerente, o objetivo da Feira do Empreendedor também é mostrar que a cultura pode ser uma oportunidade de negócio a ser trabalhada e enxergada como tal. “É preciso reconhecer a riqueza dessa área para saber qual a melhor forma de trabalhar com ela, aplicando o empreendedorismo. Nos balcões de atendimento, a economia criativa também será assunto para orientação empresarial”, complementou.
As apresentações culturais serão realizadas no Cine Teatro Sebrae, sempre combinadas com a apresentação de um filme sobre empreendedorismo. Elas vão do rap ao coco de roda, da música clássica ao maracatu, da dança ao teatro. Acesse o site da sexta edição da Feira do Empreendedor pelowww.al.sebrae.com.br e saiba mais, ou ligue para 0800 570 0800.
