×

Negócios/Economia

Feira do Empreendedor é lançada com grande participação de micro e pequenos empresários

“Conectar sonhos às oportunidades de negócios” é o objetivo central da nova edição da Feira do Empreendedor, lançada nesta quarta-feira (9), no Centro de Convenções Ruth Cardoso. Até o próximo sábado (12) os organizadores do evento projetam a recepção de 13 mil pessoas, interessadas nos mais de 205 cursos, palestras e oficinas, além dos encontros empresariais.

A Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) apoia o evento. Além da exibição dos serviços e de produtos de setores produtivos, a Secretaria conta com um espaço interativo voltado para o grande negócio na área do Sebrae/AL.

Representando o governador Teotonio Vilela Filho, o vice-governador José Thomaz Nonô, salientou que a atual gestão retomou o víeis do progresso no Estado. “Além de se empenhar pela busca incessante da grande empresa, Alagoas também luta pelo pequeno e médio negócio. Os índices já deixam escancarado que esse segmento é tão ou mais importante do que o macronegócio.”, declarou.

Segundo pesquisa do Sebrae, em 2011, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 98,9% de novos estabelecimentos, 41,1% dos empregos privados não agrícolas formais no Estado, e 34% da massa de salários. Tendo em vista esse cenário, o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, declarou a satisfação do governo em participar com afinco de uma ação como a Feira do Empreendedor.

“O investimento realizado pela atual gestão, no que concerne ao desenvolvimento de setores produtivos, com foco na inclusão produtiva, já são suficientes para demonstrar o seu comprometimento com a sociedade alagoana”, destacou.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae de Alagoas, Álvaro Almeida traçou um panorama da conjuntura das micro e pequenas empresas (MPEs) em todo o País e explicou a necessidade de atentar para o segmento. “Cada espaço da nossa feira foi pensado para atender ao setor da melhor forma possível. Da indústria ao agronegócio, o objetivo é difundir conceitos para empreendedores e empresários”, declarou Álvaro.

Com ênfase na sustentabilidade, na inclusão produtiva e na acessibilidade, o presidente informou ainda que técnicos capacitados serão disponibilizados para fornecerem auxílio no planejamento desse segmento na Feira. Além disso, ele enfatizou que o evento não é restrito a Maceió. “Trouxemos caravanas de 29 municípios, não queremos deixar nenhum público potencial de fora disso, todo o estado merece interagir pelo empreendedorismo”, concluiu.

Programação – Nesta quinta-feira (10), às 19h, uma palestra fornecida pela Seplande vai orientar o público em relação aos serviços voltados para o investidor presentes no Portal Alagoas em Dados e Informações, e sobre as ações do Programa Alagoas Tem Pressa.