Desde os primeiros dias do ano, as livrarias e papelarias do Estado já recebem visitas de pais que pesquisam o melhor preço do material escolar. Lápis, canetas, borrachas e estojos. Os itens são muitos e variados. No entanto, é na hora de comprar os livros didáticos que o bolso aperta de verdade.
Em Alagoas, uma boa alternativa para aqueles que querem economizar na compra de livros para o ano letivo é a Feira de Troca de Livros. Na capital, o evento acontece de 11 a 16 de janeiro, das 9h às 17h, no Sesc Poço. Já no interior, será realizada no Sesc Arapiraca nos dias 14, 15 e 16, também das 9h às 17h.
“Mobilizamos toda a comunidade. Quem quiser tem o espaço aberto para vender e comprar livros de diversas disciplinas. Na capital esta é a 20ª edição e no interior acontece pela quarta vez”, falou a coordenadora da Biblioteca do Sesc, Patrícia Menésio.
A única exigência da organização do evento é que os valores dos livros não ultrapassem R$ 25 para volumes do ensino fundamental e R$ 35 para os do ensino médio. Se a ideia da Feira de Trocas é minimizar os gastos, nada de ir pensando em preços abusivos.
O governo de Alagoas também se preocupa com a economia na compra de material escolar. Esta semana, o Procon divulgou uma lista com 33 itens que os pais devem ignorar se estiverem na relação fornecida pelas unidades de ensino. Algodão, bola de sopro, descartáveis e papel higiênico são alguns dos produtos que é de responsabilidade das escolas.
Outra dica é procurar livros didáticos no comércio eletrônico. Na internet, é possível encontrar oferta de vários centros de venda. Este ano, Marcos Alencar, pai de duas crianças, comprou todos os livros via web. “Peguei a lista na escola e pesquisei os preços nas lojas em Maceió. Foi mais prático e econômico fazer as compras em sites na internet”, falou.