×

Alagoas

Feira de cursos profissionalizantes começa no dia 24 de outubro

Instituições se reuniram para discutir nova data do evento

A feira de cursos profissionalizantes para alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual tem nova data. O evento, antes previsto para o período de 17 a 19 de outubro, agora será realizado nos dias 24, 25 e 26 deste mês, no horário das 8h às 21h, nas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Poço (Rua Pedro Américo) e do Tabuleiro (Polo Multissetorial Governador Luis Cavalcante).

Realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), o Senai, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), o evento vai ofertar cinco mil vagas em cursos profissionalizantes para estudantes que estejam concluindo o Ensino Médio ou a terceira etapa da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública estadual.

A mudança da data da feira ocorreu após reunião na SEE envolvendo as instituições participantes. De acordo com a superintendente de Políticas Educacionais do órgão, Maria Valéria Barros, a medida visa promover maior comodidade para os estudantes. “Queremos proporcionar um atendimento de qualidade e abranger o maior número possível de estudantes do 3º ano. Como temos uma grande quantidade de alunos e escolas na região do Tabuleiro, optamos por dividir o evento em dois espaços, facilitando o acesso de quem vive naquela área”, explica Valéria, acrescentando que o transporte dos alunos ficou sob a responsabilidade do Senai.

Pronatec

Durante a feira, os estudantes poderão se inscrever nos cursos ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Ministério da Educação. Coube à SEE selecionar os cursos oferecidos por Senai, Senac, Ufal (por meio da Escola Técnica de Artes) e Ifal – instituições com tradição em qualificação profissional em Alagoas.

Maria Valéria Barros salienta que a iniciativa prioriza os estudantes do 3º ano para que os mesmos obtenham uma qualificação que possibilite sua inserção no mercado de trabalho após a conclusão dos estudos da Educação Básica. Serão disponibilizados cursos de formação inicial e continuada com carga horária de 160 a 200 horas.