Feira contou com a exposição dos 25 trabalhos, incluindo planetárioa imagens cósmicas
Projetos científicos de estudantes de escolas públicas da rede estadual foram apresentados na Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal), promovida pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) em parceria com o Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite) com o objetivo de estimular a cultura das feiras de ciências e fomentar as pesquisas desenvolvidas em escolas da rede estadual. O evento, gratuito e aberto à comunidade, aconteceu no pátio da Escola Estadual José Correia da Silva Titara, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa).
A ação visa socializar trabalhos desenvolvidos por alunos e professores da rede, além de promover a ampliação do alcance na divulgação dos projetos e um espaço de integração e troca de experiência entre escolas de diferentes regiões do estado. A feira contou com a exposição dos 25 trabalhos inscritos, sessões do planetário digital, lançamento de foguetes e mostra de paisagens cósmicas e blocos de matemática.
Para a secretária-adjunta da Educação, Laudirege Fernandes, “a iniciativa representa a aprendizagem alcançada por estes alunos e a motivação para continuarem estudando, pesquisando e descobrindo. Momentos assim precisam ser disseminados de forma a alcançar ainda mais pessoas e despertar a curiosidade e a vontade de produzir”.
Requalificação
Segundo a superintendente de Políticas Educacionais da SEE, Valéria Barros, o evento faz parte do conjunto de ações da Educação em prol do projeto de requalificação do Cepa, direcionada à valorização do desenvolvimento da pesquisa científica e a descoberta, que visa atrair a comunidade acadêmica e a sociedade em geral pelo nível pedagógico, científico e cultural.
“A proposta é ampliar o projeto, para que mais trabalhos sejam contemplados e o protagonismo juvenil em descobertas científicas seja estimulado com esses espaços de integração e troca de conhecimento de acordo com a realidade em que as escolas estão imersas”, ressaltou.
“A pesquisa foi intensa, nos dedicamos muito e foi bastante proveitoso poder apresentar esse projeto na feira”, afirmou a aluna Gleice Kelly, da Escola Estadual Ana Lins, pertencente à 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Gleice Kelly. Ela fez parte da equipe de desenvolvimento do projeto científico intitulado “Estudo dos Fatores Relacionados ao Ciclo Reprodutor Feminino”.
De acordo com o professor de Química que orientou o projeto, Amauri dos Santos, esse espaço é muito importante porque amplia o alcance dos projetos, divulga e valoriza os trabalhos e possibilita a troca de experiências e conhecimentos entre os estudantes e suas diversas realidades.
Cada CRE selecionou dois trabalhos, um de nível médio e outro fundamental, para a curadoria da exposição.
