Artesãos palmarinos tiveram no final da semana passada a oportunidade de mostrarem seus produtos durante a realização da segunda Feira de Artesanato, que aconteceu mais uma vez na Praça Costa Rego, ao lado da Escola Rocha Cavalcanti, no centro da cidade.
A feira foi aberta com exposição dos trabalhos dos artesãos do município, como confecções com palha da bananeira, material reciclado, com madeira, metal, papelão, além é claro dos trabalhos feitos em barro e em materiais quilombolas como colares, camisetas e outros produtos que lembram a história de Zumbi dos Palmares e do Quilombo dos Palmares, nosso principal ponto turístico.
Pelo menos dez estandes foram montados para que os profissionais pudessem expor seus produtos durante os dois dias da feira, onde cerca de mim passaram pelo local. Também foram instaladas barracas de comidas típicas da região, gerando lucro e renda para os pequenos comerciantes palmarinos.
Da equipe do governo municipal, passaram pela feira as secretárias de Indústria e Comércio, Edvane Ferreira – principal idealizadora do evento -, de Turismo, Isabel Maia Gomes; os secretários da Infância e Juventude, Luiz Neto e da Cultura, Elson Davi.
Houve ainda apresentações musicais e culturais, como o grupo de forró da Associação de Idosos de União, que animou a festa. Os visitantes ficaram encantados com os produtos expostos, que além de econômicos, culturais e de muito bom gosto para presentear nestas festas de fim de ano.
A Feira de Artesanato é uma realização da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio com o apoio da prefeitura municipal e das secretarias de Cultura e Turismo, engajadas no projeto de desenvolvimento sustentável e turístico de União dos Palmares.
