×

Maceió

Feira da Esperança e da Solidariedade traz alimentos direto da roça

A Feira da Solidariedade e da Esperança, parceria da Arquidiocese de Maceió com os movimentos sociais de luta pela terra do Estado, começou nesta sexta-feira e segue até a tarde da amanhã. A feira que conta com produtos da reforma agrária, livres de agrotóxicos, acontece no Mirante de São Gonçalo, no bairro do Farol.

De acordo com a programação, hoje a noite, será lançado o filme “A Bota Velha é Nossa” e logo em seguida, um forró pé-de-serra anima feirantes e visitantes. Cerca de 50 feirantes oriundos de municípios como São Miguel dos Milagres, Água Branca, Atalaia etc. forneçam durante a feira macaxeira, feijão de corda, farinha, coco verde, galinhas de capoeira, mel, mamão e outros produtos.

Pela primeira vez desde o início da política agrária em Alagoas, as quatro principais organizações de luta pela terra se juntam para dar uma demonstração de peso da produção dos assentamentos e acampamentos de Reforma Agrária no Estado. Esta aliança entre os movimentos sociais e pastoral vem se fortalecendo graças a conjuntura adversa pela qual tem passado o campo alagoano (com enxurrada de reintegrações de posse a ataques na mídia), o que obrigou as organizações a se alinharem. Desde então, o recado dado por CPT, MLST, MST e MTL tem sido o da valorização da Reforma Agrária, política que beneficia o trabalhador rural, mas também as famílias na cidade que usufruem de alimentação saudável e diversificada.

De acordo com a assessoria do CPT/AL, estes produtos, que também circulam nas feiras nos municípios, têm uma receptividade assegurada quando chegam à Capital Maceió. As feiras de produtos da Reforma Agrária já entraram para o cotidiano e para o calendário da cidade e a população tem lotado as praças que as recebem para consumir alimentos saudáveis. É uma demonstração da possibilidade de relação cooperada e solidária entre campo e cidade, em que o povo urbano assume a dependência dos camponeses e a importância de relações conscientes com a Terra.