×

Sergipe

Feira da Agricultura Familiar: uma interação entre produtor e cliente

Nesta sexta-feira, 14, foi mais um dia de adquirir produtos orgânicos, sem agrotóxicos, na já tradicional Feira da Agricultura Familiar, nas dependências do Complexo Administrativo e Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (Seed). Esta foi a segunda edição de 2014, fruto de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), em parceria com a Seed, que é realizada todos os meses.

Os feirantes expõem seus produtos em 15 barracas, onde os servidores e moradores do entorno da Secretaria podem comprar frutas, verduras, legumes, raízes, doces e diversos outros produtos de qualidade e sem agrotóxico.

Interação

A Feira da Agricultura Familiar faz lembrar aquelas antigas feiras de bairro em que o cliente conhecia o produtor, tinha um contato mais próximo, amigável, quase familiar.

Zilda Silva Nascimento, vendedora de frutas e hortaliças, sempre com um sorriso no rosto e disposição para atender os clientes, diz que a Feria na Seed é mais uma oportunidade de difundir os produtos orgânicos. Para Zilda, a satisfação de ver os clientes voltarem todos os meses em busca de seus produtos é algo muito gratificante.

Para a colega Maria Vanda Felix de Souza, da comunidade Quilombola localizada no município de Capela, a sensação é a mesma. “Todos os dias quando vou cultivar as sementes, cuidar dos alimentos, faço tudo como muito amor e carinho para que se transforme nos melhores alimentos para meus clientes”, disse.

A cliente Gleide Vieira dos Santos, servidora da Seed, garante perceber a diferença nos alimentos que ela adquire na Feira. “Percebo o carinho com que os alimentos são tratados. A gente consegue perceber na mesa, na hora de consumi-los”, relatou.

Já para Monise Gonçalves dos Santos, saber a procedência dos alimentos que ingerimos é fundamental. “Aqui temos contato direto com os produtores. É fantástico. Nesta oportunidade trocamos informações sobre como preservar melhor os alimentos e damos receitas. Vai muito além de uma simples compra”, informou.