×

Maceió

Feira Camponesa começa nesta quarta, 13, na Praça da Faculdade, em Maceió

De 13 a 16 de outubro, a Praça da Faculdade em Maceió sediará mais uma vez a Feira Camponesa, um dos projetos mais importantes executados pela Comissão Pastoral da Terra em Alagoas (CPT-AL). A atividade encontra-se no sétimo ano e é sempre realizada nos meses de junho e outubro, das 6h às 23h.

Serão comercializados cerca de 350 toneladas de alimentos livres de agrotóxicos produzidos em acampamentos e assentamentos da reforma agrária, oriundos do litoral norte, zona da mata e sertão alagoano. Dentre os produtos estão: feijão de corda, batata doce, macaxeira, inhame, banana, laranja, limão, cana caiana, abacaxi, coco, melancia, abóbora, mamão, coentro, couve, alface, chuchu, cebolinha, fava, amendoim, dentre outros. Também terá a venda de animais, mel do sertão, doces, tapioca, pé de moleque, massa puba, ovos de capoeira e artesanato.

Ainda terá a rádio-poste Caminho da Roça, que mescla entretenimento e informações, inclusive, no programa Café Camponês das 7h30 às 8h30, confirmaram presença os candidatos ao Governo de Alagoas, Ronaldo Lessa (13.10) e Teotonio Vilela (14.10); e Alessandra Costa (15.10), Superintendente Adjunta do INCRA-AL.

O público também poderá conferir a produção artesanal da farinha e beiju na casa de farinha, restaurante camponês e atrações culturais todas às noites. Nesta quarta-feira, a partir das 19h, sobe ao palco o Grupo Arco da Velha e Chau do Pife, a atividade é aberta ao público!

Nesta quarta-feira (13) às 16h, terá a solenidade de abertura da 13ª Feira Camponesa com a realização da mística, pronunciamentos de autoridades e a entrega do Prêmio José Silvestre Ferreira de Melhores Produtores criado em 2009, recebe o nome de um assentado que fez história na luta pela reforma agrária e foi vítima de um enfarte quando estava trabalhando na roça. É a oportunidade de reconhecer o trabalho e a diversidade agrícola dos assentados e assentadas que são acompanhados pela CPT, que demonstram na prática e na importância da reforma agrária em Alagoas.

O escolhido deste ano foi o agricultor Pedro Alves Rodrigues, do assentamento Todos os Santos em Água Branca, ele já participou de todas as edições da Feira Camponesa e é uma referência pela sua disposição ao trabalho e a cultura diversificada. No seu lote produz: abóbora, mandioca, feijão, milho, palma e tem uma pequena criação de bovinos e galinhas.

SERVIÇO

13ª Feira Camponesa

Dia: 13 a 16 de outubro

Local: Praça da Faculdade – bairro do Prado em Maceió (AL)

Horário: Das 6h às 23h